24 de fevereiro de 2011
Não baptizem os monumentos
Fico contente com a notícia de que este monumento não está esquecido e que existe um projecto para a sua musealização. Espero que seja um bom projecto.
Por outro lado não posso deixar de mostrar o meu desagrado por os responsáveis do Boletim Informativo de Penamacor, propriedade da autarquia local apelidar esta torre de menagem. É um erro muita vez visto. Trata-se efectivamente da torre de Vigia, a torre de menagem situa-se noutro local perto do actual relógio segundo desenho de Duarte D'Armas.
Etiquetas: Boletim Informativo de Penamacor, Penamacor, Torre de Vigia
# posted by Joaquim Baptista @ 24.2.11

23 de fevereiro de 2011
Ponte antiga perto de Medelim (Idanha-a-Nova)

A algumas centenas de metros para sul de Medelim encontram-se restos de uma ponte antiga de época incerta. Está situada num pequeno ribeiro farto de águas por estes tempos, mas seco no Verão. Para jusante desta estrutura passa-se a linha de àgua a vau a maior parte do ano. A ponte tem dois pilares em granito com as faces contra a corrente a fazer de talhamares, já todos muito degradados, mas bem visíveis. O tabuleiro seria misto. De madeira, de sul para norte até ao segundo talhamar sendo o último vau de pouca amplitude e com tabuleiro em pedra. Este conjunto estará situado na estrada que vinha de Idanha-a-Velha, passaria pela estação romana de Santiago, onde se acharam duas aras romanas há mais de um século, passaria por uma pequena estação romana já quase dentro de Medelim, onde haverá por certo entroncamento de caminhos. Um seguirá por certo para a zona de Proença-a-Velha e outro para Bemposta. O caminho para Monsanto não se realizaria por aqui, mas sim pela Serrinha, mais para leste. Cronologia para isto? Romano? Medieval? Inclinamo-nos para a segunda hipótese para já.
Etiquetas: Medelim, Pontes medievais, Vias romano-medievais
# posted by Joaquim Baptista @ 23.2.11

22 de fevereiro de 2011
Chafariz de S. Marcos em Castelo Branco
Ontem tive a rara sorte de conseguir fotografar o chafariz de S. Marcos sem que qualquer automóvel estivesse a encobrir qualquer angulo. Para além do flagelo dos carros por perto e dos prédios que sufocaram este monumento quinhentista, já se apercebem (liás são bem visíveis) sinais de detioro, especialmente no brasão central. Não sei se se trata do "cancro dos granitos" ou se é o resultado de vandalismo.
Este chafariz é o mais bonito de Castelo Branco, sem qualquer dúvida e o mais antigo juntamente com o da Graça.
Etiquetas: Chafariz de S. Marcos (Castelo Branco)
# posted by Joaquim Baptista @ 22.2.11

21 de fevereiro de 2011
Faleceu José Guardado Moreira
Faleceu no passado sábado o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, José Guardado Moreira, que contava 90 anos de idade. Era Provedor da Santa Casa há 25 anos. À família os meus sentidos pêsames.
(Foto Jornal Reconquista online)
Etiquetas: José Guardado Moreira, Obituário, Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco
# posted by Joaquim Baptista @ 21.2.11

20 de fevereiro de 2011
Notícia de melhoramento em Idanha-a-Nova
Agora
Agora
Há um ano
Há mais ou menos um ano demos eco aquí no Blog do estado em que o mau tempo e a intensa pluviosidade tinham deixado uma Rua em Idanha-a-Nova, na zona do Bairro dos Oleiros. Mostramos uma foto da desgraça e alertamos para a urgência de obras de rectificação.
Um ano depois gostamos do que vimos e aquí mostramos. Sim, não estamos cá só para mostar desgraças, não queremos competir com a TVI ou com o "Correio da Manhã".
Parabéns ao Município de Idanha-a-Nova.
Etiquetas: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Efeitos do mau tempo, Obras Públicas
# posted by Joaquim Baptista @ 20.2.11

18 de fevereiro de 2011
Actas de Congresso apresentadas ontem
Foi ontem ao fim da tarde (18:00 horas) efectuado o
lançamento das Actas do Congresso Internacional de Arqueologia "Cem Anos de Investigação Arqueológica no Interior Centro", ocorrido em 2008 no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior de Castelo Branco. Estas Actas serão integradas num número especial da revista "Materiais", criada por Francisco Tavares Proença Júnior em 1910. Ao que consta estão inseridos trabalhos correspondentes às comunicações então apresentadas. A edição é da responsabilidade da Sociedade dos Amigos do Museu e a apresentação estará a cargo de Luíz Oosterbeek do Instituto Politécnico de Tomar. Só hoje soube desta iniciativa o que no mínimo é estranho até porque fui assistente ao referido Congresso pagando para assistir a módica quantia de 50 €. Só espero ter direito a estas Actas. Só faltava....
Etiquetas: Actas, Congresso Internacional de Arqueologia "Cem anos de investigação no interior Centro", Museu Francisco Tavares Proença Júnior
# posted by Joaquim Baptista @ 18.2.11

14 de fevereiro de 2011
Colóquio no Fundão
Esperemos que desta seja de vez já que foi desconvocado numa ocasião. Tudo farei para estar presente, pois é uma ocasião única para ouvir dos intervenientes directos os relatos e as explicações dos trabalhos arqueológicos que têm ocorrido no concelho do
Fundão.
Etiquetas: Colóquios, Museu Arqueológico Municipal José Monteiro do Fundão
# posted by Joaquim Baptista @ 14.2.11

8 de fevereiro de 2011
O vandalismo nunca mais acaba em Idanha-a-Nova
O vandalismo é sem dúvida um fenómeno dos tempos modernos. Mas não é fruto da democracia nem da liberdade, antes é resultado da falta de civismo de sectores da sociedade e da permissividade das forças de segurança. Acho incrivel coisas destas aparecerem numa pacata vila do interior do país. Só mesmo por falta de policiamento, pois os possiveis vandalos estaram todos referenciados, só não os apanham porque a GNR não quer chatices, e afinal os "meninos até só partem umas lampadazitas". Mas isto é inadmissivel, não é só aqui na capela de S. Jerónimo, é também no castelo e na praça da igreja matriz. Organizem-se. A Câmara Municipal anda a efectuar, e bem, estas obras para meia dúzia de meliantes darem cabo? A força armada que deia cabo deles, para isso lhes pagamos ao fim de cada mês.
Ponto de luz vandalizado
O telhado também sofre...
Mais uma luz vandalizada
Neste ponto de luz até se deram ao luxo de deixar a arma do crime
O aprazivel conjunto que uns quantos teimam em sonegar à comunidade. Tem palavra a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Meus senhores, mexam-se. Ponham na ordem estes "ganberros"
Etiquetas: Capela de S. Jerónimo (Idanha-a-Nova), Vandalismo
# posted by Joaquim Baptista @ 8.2.11

7 de fevereiro de 2011
As cinzas do madeiro
Já foram removidas as cinzas do madeiro. Já não era sem tempo.
Entretanto a Ti Ana Emília (Pataca) deixou-nos e partiu para o outro mundo. Paz à sua alma.
Etiquetas: Idanha-a-Velha
# posted by Joaquim Baptista @ 7.2.11

