22 de setembro de 2010
Arte sacra de Proença-a-Velha
Está patente no Forúm Cultural de Idanha-a-Nova uma pequena exposição de arte sacra da Paróquia de Nossa Senhora da Silva de Porença-a-Velha. Visitei-a ontem ao fim da tarde pois não tive oportunidade de estar presente na inauguração da mesma no passado sábado, não podendo assim aceder ao convite que me foi enviado pela Câmara Municipal, o qual agradeço.
Pois, gostei muito da exposição, aliás gostei de todas as cinco exposições de arte sacra que até hoje foram efectuadas neste espaço.
Pena que o Calvário gótico não estivesse presente, mas compreende-se a sua ausência por razões de segurança, mas sempre estava presente a fotografia.
O catálogo é bem estruturado e as fotos nele inclusas de boa qualidade não fosse o fotografo o Valter Vinagre.
Uma palavra de parabéns ao nosso Amigo António Silveira Catana coordenador executivo e autor dos textos.
Etiquetas: arte sacra, Exposições Temporárias, Proença-a-Velha
21 de setembro de 2010
Senhora do Almortão
É sempre um gosto visitar e meditar na casa da Senhora do Almortão. Menos nos dias de festa, aliás dias de feira. Pena que se note algum desleixo nos arredores, onde vão proliferando ervas de bom porte e algum lixo. Noutro local deste país decerto que a Confraria ou os Escuteiros se dedicariam a conservar este espaço, aquí tudo e todos estão à espera que seja a Câmara Municipal a fazer tudo.
Entrei no café que existe perto da capela, mas não recomendo o WC deste a ninguém. Com a ASAE no terreno não sei como é permitido haver sanitários com tamanha imundice.
Esperemos que na próxima visita tudo esteja melhor sôb a benção da "Virgem do Almurtão".
Etiquetas: Senhora do Almortão
13 de setembro de 2010
Senhora da Graça nos alvores do século XX
9 de setembro de 2010
Aras romanas descobertas próximo de Alcains
Interesses...por certo da parte de alguém.
Etiquetas: Alcains, Epigrafia romana
7 de setembro de 2010
Colóquio sobre muros-apiários
6 de setembro de 2010
Convívio dos Joaquins do concelho de Idanha-a-Nova

Fomos buscar a imagem de S. Joaquim ao solar do Conde da Idanha e transportámo-lo em procissão para a Igreja Matriz, onde o Padre Adelino disse Missa. Finda esta, foi o Santo novamente reconduzido para a sua "casa", igualmente em procissão que percorreu algumas ruas de Idanha. Seguiu-se a confraternização na Senhora do Almurtão, alegre, comunicativa e forjadora de novas amizades.
O santo que apresento na fotografia não se trata do S. Joaquim idanhense, mas de um magnífico exemplar do século XVIII, que existe ou existia na igreja da Misericórdia Velha de Castelo Branco.
A imagem do S. Joaquim idanhense é simplesmente magnífica e deverá ser mais antiga que a que aqui apresentamos. Pena que a máquina fotográfica tivesse ficado em casa.
Etiquetas: Convívios onomásticos, Idanha-a-Nova, S. Joaquim