19 de setembro de 2008

 

O milagre

As escavações na área do Castelo de Castelo Branco vão continuar. Face aos resultados observados e aos vestígios detectados pelas máquinas durante as obras que removeram quase todo o subsolo, só este podia ser o caminho. Foi a solução acertada, depois de uma incompreensível atitude de desprezo pelo património arqueológico, protagonizado por “técnicos” de Instituições que devem zelar pelo bem público e não o fazem por desprezo, por desleixo, por ignorância ou por outra qualquer razão. Mas isso é passado. Ganhou o bom senso e a causa do Património. Perderam os interesses pessoais, as “arqueologias” domésticas, os incultos, as invejas e as perfídias, as incompetências técnicas e cientificas, as gestões do património feita pelo telefone. Ganhou a liberdade, a ciência, a função social das pedras. De um manipulado “NÂO HÁ NADA”, provou-se que “HÁ MUITO”. Gostaríamos de deixar aqui registado a excelência do trabalho da Novarqueologia no “nosso” castelo assim como também agradecer ao Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco, o nosso velho amigo, Joaquim Morão. Morão soube ver onde é que estava a razão, permitindo a continuação das escavações. Bem-haja em nome deste blog e de todos os seus leitores. Bem-haja Presidente, em nome daqueles poucos que contribuíram com o seu empenho, com a sua critica, com a sua voz para que o Sr. Presidente permitir saber-se mais sobre o passado da nossa querida cidade de Castelo Branco e do seu vetusto falso Castelo. Quem dizia que Morão era contra o estudo do passado e só via e queria obras? Quem não defendeu o projecto? Quem não foi profissional? Já Maquiavel, no Príncipe, chamava a atenção do soberano para o cuidado em atender a certos conselheiros e conselheiras da côrte bajuladora. Os custos desses rumores, dessas maledicências, dessas ignomínias, dessas inexistências culturais para a verdadeiro futuro da coisa pública, eram sempre mais elevados.

PS- Acabou a Guerra do património albicastrense! Continuaremos vigilantes. Todos e com todos. Vamos todos verdadeiramente trabalhar em prol do património da cidade e da região. Quem quiser…

PS 1- Pede-se o favor de quem andar a enviar cartas anónimas com o intuito de colocar os patrimonialistas da região da Beira uns contra os outros, que não o faça. É que como há um atraso na distribuição dos Correios, a carta quando é recebida, perde impacto calunioso. E também sempre poupam no selo que sempre dá para tomar mais um cafezito nas Docas, ao som de mais uma fofoquinha… Que cambada!

Etiquetas: ,


Comments:
também já há fofoco-café na biblioteca albicastrense
 
Parabéns ao Joaquim,ao Pedro, ao Carlos, à Rosa, ao Luís, ao João e mais uns, por esta grande vitória do Património.
 
Muito bem e força. Concordo com a história das cartas anónimas. Ignorar a ignorância.
L.
 
Parece-me que são loas a mais para quem tem permitido tamanha delapidação do património albicastrense (parque da cidade, muralha na rua dos chões e frente à antiga GNR, parque infantil da praça, centro cívico., Lg. de João, obras no castelo e miradouro que já deviam estar feitas à muito, etec...).
O Homem não pode passar de besta a bestial só porque teve um momento de lucidez.
Apenas no final do seu 3º mandato é que se preocupa com o património ?
Sempre votei Morão mas confesso que em 2009 não o vou fazer. Estou desiludido com a obra feita.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Falta saber se isto não passa apenas de uma promessa eleitoral de última hora do sr. morão...

Yzark
 
(OFF-TPOIC...mas muito pertinente...)

Chega de vender o nosso país a empresas sem escrúpulos!!!

NÃO À CIMENTEIRA DA AGUDA!!!!

http://www.thepetitionsite.com/1/cimenteira-em-figueir-dos-vinhos-aguda
 
é promessa pois a realidade do castelo continúa. A empresa contratada não anda a fazer nada de geito, a não ser perder mcredibilidade no mercado.
 
ISTO É UMA MENTIRA!

A CÂMARA, LOGO O PRESIDENTE, NÃO CUMPRIRAM!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?