17 de junho de 2008

 

Largo de S. João (Castelo Branco)


É assim que vai ficar o Largo onde nasci. Mais lajetas de granito e aridez. Até o bucho que envolve o cruzeiro de S. João está condenado a desaparecer. A profissão de jardineiro está em fase de extinção em Castelo Branco.
Quanto ao projecto.... Dá vontade de vomitar

Etiquetas: , ,


Comments:
O pelourinho terá iluminação própria através de aparelhos de iluminação adequados, encastrados no pavimento, na área circundante.

Pelourinho? E eu que pensava que era um cruzeiro. Deve ter sido uma informação histórica fornecida pelos "istoriadores" do Polis.
A da torre e do relógio também é gira. É para fazer concorrência aos sinos da Sé ou a antiga torre do relógio?
Só deve.
 
Esta informação deve mas é ter sido fornecida pelo ex-Ipaar de Castelo Branco, sob responsabilidade do Arquitecto Afonso 1.
O cruzeiro é Monumneto Nacional ou não?
 
oS TAIS TúNEIS ONDE É QUE ESTÃO OU ONDE FICARIAM?
 
Com parques subterrâneos só dá mesmo para empedrar a praça toda. Aqui no Porto foi a mesma coisa. A pretexto da Porto 2001 e duns estacionamentos subterrâneos destruíram-nos as nossas praças e jardins, alguns verdadeiros testemunhos do "jardim romântico" do séc. XIX como o da Cordoaria. Ainda por cima as lajes de granito não aguentam com o peso dos veículos e estão todas partidas.
 
Quando foram as obras do túnel da Av. de Ceuta, no Porto, cuja entrada ficava a 100m do Museu Nacional Soares dos Reis, a Sr.ª Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, praticamente andou ao estalo com o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio (e vice-versa), uma vez que esses 100m metros desembocavam dentro da área de protecção de um edifício que é Monumento Nacional.
Agora, em Castelo Branco, neste absurdo e inútil parque de estacionamento subterrâneo, cuja entrada está a menos de 10m do Cruzeiro de S. João (Monumento Nacional) e dentro da área de protecção do Paço Episcopal e respectivos Jardins (também Monumento Nacional), não há ninguém com voto e responsabilidades na matéria que ponha um travão às megalomanias do Gabinete de Obras Públicas da autarquia albicastrense.

Yzark
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?