27 de março de 2007

 

CONCURSO DE POESIA POPULAR




Publicitamos um concurso de poesia popular lançado pela ADRACES.

Podem concorrer poetas ou versejadores que sejam oriundos da área da Beira Interior Sul que corresponde aos concelhos de Idanha-a-Nova, Penamacor, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Oxalá que haja muitos participantes nesta iniciativa de promoção de um dos estratos mais curioso da nossa cultura tradicional. Basta ir aos vários volumes da Etnografia da Beira do saudoso Jaime Lopes Dias para verificarmos a importância destas formas poéticas na construção de identidade local. António Aleixo é apresentado e sempre evocado como o expoente máximo quando se fala de poesia popular. È pena e que não continue a ser lido…

Mas a ligação da Idanha à Poesia popular teve outros cultores e suportes para além das recolhas de Jaime Lopes Dias. Na década de 90 publicava-se em Penha Garcia uma revistinha chamada “Poetas de Todos os Tempos”. A edição era de Maria Luiz Morais, ferrenha defensora dos valores desta terra alcandorada às cristas de quartzito pejadas de fósseis dos inícios dos tempos. Reproduzimos a capa do nº2, que teve colaborações de António Cigano, de José Esteves Roseiro, de Manuel Robalo, de Maria Mendes Neves Farinha, de J. Miguel, de A. Garibaldi, de Idalina Costa, de Domingos Campos e Francisco Batista Ferreira. A Revista vivia de doações e de ofertas. Da lista publicada no fim do número realce-se a contribuição de Manuel Rui Nabeiro (Café Delta) 7.500$00 que, na altura, era dinheiro.

Etiquetas: , ,


Comments:
Andas a dar muita graxa a adraces.
 
Caro Joaquim

Aqui está uma iniciativa que irá certamente dar azo a que a rica sabedoria popular raiana, que difere de terra para terra e se encontra latente, seja dada a conhecer.

Um abraço
 
Caro Anónimo, convém dar graxa, pois eu também quero concorrer a este concurso, e como sabe neste país, quem não sabe sser merceeiro tem de fechar a loja. Pode ser que tenha sorte. Ahahahahahah.

Só me saiem duques e cenas tristes, destes anónimos.

Joaquim Baptista
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?