25 de junho de 2009

 

Requiem pelo Polis albicastrense

E esta, hem?! Saiu na página 47 do Reconquista de 25 de Julho de 2009.

Etiquetas: , ,


Comments:
Ganda poeta!
 
Adorei o poema, tem tudo a ver com o que está a ser feito em Castelo branco.
O autor do poema tem é de ter cuidado com o Bin Laden Mouronis
 
O quê? No Reconquista? Até custa a crer. Só mesmo em poema...
É tão dificil aceitarem algo que tenha pendor critico.
Quando aceitam colocam entraves ou propõem alterações ou pura e simplesmente não publicam.
Mas, adiante. Já é um começo.
Será que quem manda deixa?
José do Telhado
 
Um dia alguém me disse: “sou como São Tomé, tenho de ver para crer”. De facto é preciso ver para crer, as surpresas que o semanário Reconquista nos reserva. Será que perderam a cabeça? Ir contra o dono da cidade e as suas “belas” obras? Sim que de belas só mesmo as aspas..aspas.
 
Infelizmente para a cidade, parece que há para aí mais uns milhões para gastar em pedra, pedra e mais pedra. Qualquer dia castelo Branco é conhecida pela cidade da pedra, se o título da cidade do emprego precário não lhe chegar, com tanto call center por aí a transbordar de recibos verdes...
 
Estou deveras surpreendido. Até me custa fechar a boca de tanto tempo que esteve para ali aberta.
Se tudo o que está escrito em verso estivesse em prosa,podem ter a certeza que não era publicado.
Mas, temos que concordar que os versos retratam de forma magnifica a realidade do tempo presente.
Só espero,que daqui a muitos, muitos anos, quando passar a crise,haja um presidente de câmara que recupere a dignidade perdida à revelia da população,que não foi vista nem achada para nada.
José do Telhado
 
(...)"Eras pobre, eras simples, eras tu,
Nunca aspiraste pois, a grande história..."(...)

Reinvenção do "Orgulhosamente sós", "Pobres e humildes" e da "Casinha portuguesa"???

E a poesia das urbanizações sem espaços públicos, sem estacionamento, garagens tranformadas em lojas, andares extra não registados...Negócios laranjas esquecidos???

Haja memória! Onde estava o poeta?
 
Negócios Laranjas...Sim.E os Cor de Rosa?: Quantos andares e garagens estão agora registados e em que nomes? De familiares e de sociedades? Não diga que não sabe. E de terrenos,quem os faz? Vá là, também não sabe? Veja lá,para quem acusa os outros de falta de memória e já está "esquecido" do presente,é grave e não augura nada de bom! Fósforo Ferrero faz bem.
A receita é de borla...Quem é amigo, quem é?
Olhe, para entreter vá dar banho ao cão. José do Telhado.
 
Já fazia algum tempo que não visitava a zona histórica de Castelo Branco. Ontem, sem saber porquê, deu-me vontade de caminhar por algumas ruas do velho burgo. As obras lá continuam, na mesma, sem o respectivo acompanhamento arqueológico. Quando a lei obriga a que haja acompanhamento arqueológico, muito estranhei não ver por lá alguém ligado à arqueologia da Câmara. Mais um incumprimento à lei que a autarquia albicastrense já nos habitou.
Um albicastrense atento
 
Mas não há ninguém que ponha fim a esta ditadura do “quero, posso e mando” na autarquia albicastrense?
 
Bem me cheirava a laranja azeda ;não queria acreditar ,até cheguei a pensar que fosse algo de mais arejado.Afinal é mesmo laranja ,e o que ainda é pior com riscas azuis e dourado cheias de mofo doutros tempos que eu nem quero recordar.Memória a mim não me falta e até recomendo um medicamento mais actual do que o indicado , o Cerebrum com várias qualidades..Mas ,se calhar este como é mais actual também não interessa,pode trazer á memória as laranjadas da tanga ,do tabu ,do«sem nós a desgraça total», da retirada estratégica para Bruxelas, dos fundos europeus que se afundaram,etc,e tal.Ora não convém recordar nada disso,agora é só atacar ,botar abaixo,para ver se os tachos regressar à origem.Estou triste ,cheguei eu a pensar que havia aqui um grupo de defensores da coisa pública.Enganei-me pelos vistos .Ora a mim a laranja sempre me fez mal ao fígado mesmo quando é enxertada com romã;ainda ,por cima, acompanhada ao som do ó tempo volta p'ra trás...não, não dá mesmo..
 
Não desviem. O que se passa em castelo barnco é um atentado à democracia.
 
Olha. Olha.
Querem ver que homem "cor-de-rosa" come mesmo do "tacho".
Não negou os "negócios" locais que por aí andam. Lembra-se do passado mas tem amnésia do presente.
E a Fundação com sede no Ministério da Economia.Será para pagar o quê e a quem.O Freeport? Os Sobreiros? A TVI? Os projectos na Guarda? O Aterro da Cova da Beira? Os Diplomas de domingo?
A si nem o Cerebrum já chega...
olhe, continue a lavar o cão...
Zé do Telhado
 
Quem disse que gosto de cor de rosa?Eu não fiz tal afirmação.Se não citei todos os pecados de ambas as partes foi porque para tal bastava-me dzer:diz o roto ao nu ,olha como vais tu!Além disso gosto de tudo certinho ,só não gosto de direitinho,porque o andar sempre em linha recta é muito monótono.Depois é um tu fizeste isto mal mas,eu estou-me a ver ao espelho e como tal é um reflexo até me convenço (isto é se convencem ...)que estou a fazer diferente ,melhor..!,mas afinal foi só um desviozinho e ficou tudo na mesma...e por aí fora Isto para dizer que,salvo algumas excepções(algumas coisas que a câmara em vigência até fez bem ,tal como há coisas que até fez mal) laranja com enxerto de romã ou sem enxerto acaba por ser a mesma coisa.Agora repondo a verdade ,entre os factos citados por Vxa,há alguns que ainda não estão provados e in dubio pro reum;outro ,isto é o caso TVI está ultrapassado porque a golden share ,vetou...assim lá se foi o negócio...Mas falemos sério :porque é que não experimentam um entendimento na defesa do interior?Se calhar era bem melhor tentar salvar o
que resta do que continuar tudo à bordoada ,por trás e à palmadinha nas costas, pela frente.Termino com votos de um bom fim-de- semana,pois ser bem educado não paga imposto...por enquanto... Luso e Beirão.,com muita honra!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?