23 de junho de 2009

 

Pinturas devolvidas

Chama-se “Pinturas da matriz de Idanha-a-Nova” a excelente exposição patente no Centro Cultural Raiano de obras do século XVIII de temática religiosa. O catálogo, com boas reproduções, analisa as obras e a história arquitectónica da Matriz. O texto de autoria de Joaquim Oliveira Caetano, director do Museu de Évora, é omisso aos vários títulos que a este assunto editou o historiador de arte Pedro Rego. Omissão, esquecimento ou ignorância? O seu a seu dono. Vale mesmo a pena visitar este conjunto patrimonial superiormente restaurado por Ana Poças. A museografia foi do Paulo Longo. O mais importante é que este conjunto atenua aquela visão da Idanha periférica, longe de tudo onde nada chegava. Afinal há outras coisas relacionadas com a religião para além das manifestações antigas das religiões populares da época celta, judaica e templária…


Etiquetas: , , ,


Comments:
Caro Joaquim Baptista,
Com efeito ainda não tive oportunidade de apreciar o catálogo a que se refere e se de facto o mesmo não remete para alguns textos que a propósito escrevi sobre a matriz e sobre as pinturas só perde a investigação histórica, pois a documentação que cito, algures, poderia dar pistas para outros trabalhos.
Mas repare, o mais importante, no meio disto tudo, são mesmo as peças de arte, e essas, felizmente, são agora olhadas com outra atenção e outros olhos. Elas sempre lá estiveram, e bastou que eu fizesse pequenos gestos, como sugerir à autarquia para utilizar alguns temas, como as natividades e as adorações, em cartões de Natal, substituindo os motivos ridículos até então utilizados, para os investigadores locais e as pessoas de um modo geral se aperceberem da riqueza que tinham, há muito, dentro de portas.
Essa satisfação, meu amigo, vale mais que todas as citações que um mero catálogo possa conter.
Em todo o caso, agradeço a consideração que manifesta pelo meu trabalho.
 
Mais Judeus. Serão os do nosso conhecido Arqtº Afonso?
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Claro que há mais religiões populares para além da celta,templária ou judaica e estes quadros que sempre vi ao longe ,agora restaurados e vistos de mais perto são belíssimos.Afinal a minha Idanha até tem coisas bonitas!Vão vê-las..
Idanhense sonhador
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?