6 de novembro de 2008

 

Exposição de Arte Sacra em Idanha-a-Nova


Está patente ao público no Forum Cultural da Vila de Idanha-a-Nova, uma pequena, mas representativa amostra da arte sacra propriedade das Paróquias de Idanha-a-Velha e de Alcafozes. Gostamos muito do que vimos, embora sinta que há faltas, a começar pela imagem da padroeira de Idanha-a-Velha, a Nossa Senhora da Conceição. Tratando-se de uma imagem do século XVIII, uma recente acção de restauro deixou algumas dúvidas ao promotor do certame, que decidiu não a incluir. O S. Sebastião de Idanha-a-Velha (o mais antigo) que segundo alguma literatura é proveniente da Catedral também não compareceu. De Alcafozes não sentimos faltas, mas não gostamos dos restauros da Senhora do Loreto nem da alegoria da "Exaltação do Sagrado Coração de Jesus". De destacar uma peça pouco vista e rara, como é a bandeira do Espírito Santo, classificada no catálogo como sendo do século XX, mas esta cronologia deverá por certo ser fruto de erro tipográfico, já que se trata de uma peça que ascenderá aos finais do século XVII que aparece na gravura deste post; só espero que quando regressar seja acondicionada em melhores condições para evitar que se continue a degradar. A actual armação será por certo uma boa solução. A musealização é muito boa e a segurança das peças parece-me adequada. O pequenino catálogo peca por ser tão compacto, mas o essencial está lá.
Ficamos a aguardar pela próxima amostra de arta sacra do concelho de Idanha-a-Nova, tão rico sendo por isso tão procurado pelos ladrões desta arte. Mas quanto a nós a divulgação das peças será o melhor meio de as proteger, pois a sua entrada no mercado de obras de arte ilegal se torna mais dificil.

Etiquetas: , ,


Comments:
Só falta saber uma coisa... até quando é que se pode visitar a exposição?

Carlos Boavida
 
Penso que vai estar aberta até ao fim deste ano.
 
Obrigado pela informação... eu bem procurei no site da câmara mas informação é coisa que, pelo menos para algumas coisas, não é actualizada por lá...

Carlos Boavida
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?