31 de julho de 2008

 

Muralhas albicastradas







Para nossa lástima a Câmara Municipal de Castelo Branco prossegue com as suas intervenções na zona histórica da cidade ao arrepio da Lei. Esta atitude, clássica nesta autarquia, é danosa para o bom nome da Instituição, dos seus técnicos e do seu executivo. O Sr. Presidente desconhecerá a Lei? As fotografias chegaram pala mão de um cidadão que não quer ser anónimo. Referimo-nos ao nosso companheiro da blogolândia Luís Norberto Lourenço, albicastrense de gema não importado como outros e outras de recente aparição.

Pois é. Uma desgraça esta negação do tempo para a investigação da História local. O sitio foi uma das antigas entradas da vila e da cidade. Ainda é visível um torreão e parte da muralha quinhentista, aliás em péssimo estado de conservação e a ameaçar ruína em parte. Mas sabem a que é que se destinam os trabalhos? À feitura de mais um parque de estacionamento. Outra coisa, esperemos não ler na próxima semana no jornal da terra que a Câmara “descobriu” mais uma muralha como vem sendo hábito.

PS- Os trabalhos encontram-se autorizados pelo IGESPAR?

Uma lástima. Uma triste sina e lástima esta castração institucional continuada do património da cidade de Castelo Branco.

Etiquetas: ,


Comments:
E a arqueóloga municipal?Anda no bronze?
 
mas que triste sina essa!!!! uma cidade que todos os dias perde a sua memória...uma cidade de papel e de projecto!!! há uns anos, o vocalista dos GNR, Rui Reininho, gritou num concerto nesta cidade, "é mentira..é mentira...afinal o castelo não é branco...é preto!!! pois bem...uma cidade que se enluta a ela mesma, se escurece...enfim...se apaga...
 
será que estas obras são da responsabilidade da autarquia?
Penso que não ...
 
Claro que são! Sempre foram e sempre serão!
Quer dar a ideia que são obras de quem ?
 
Sou de opinião que as intervenções num bairro ou numa cidade histórica devem ser conduzidas com prudência, método e rigor, evitando todo o dogmatismo, mas tendo em conta problemas específicos, em cada caso particular. Pois só assim se conseguirá uma mais valia do património construído.
 
O Dr. Pedro Salvado é que tem razão são crimes de lesa pátria.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?