28 de junho de 2008
Censura aos Blogs na Biblioteca Municipal de Castelo Branco

Ontem, ao fim da tarde passei pela magnífica Biblioteca Municipal albicastrense. Como tinha algum tempo disponível, fui consultar alguns documentos que não consigo aceder em Idanha.
Magníficas instalações, postos de trabalho e estantes de boa qualidade. Um bom ambiente para o estudo, com vista para a cidade (pena ainda haver tantas obras no exterior, com as vidraças muito sujas, mas isso é natural e desculpável). Ao fim de algum tempo e não havendo ninguém num computador que está disponível para consultar a Internet e efectuar pequenos trabalhos, decidi ir ver como “como paravam as modas” para os lados do meu Blog.
ESPÂNTO. O acesso aos blogs está bloqueado. No entanto consegui aceder aos jornais desportivos. Não convencido decido entrar no Blog do meu Amigo Veríssimo Bispo, que como toda a gente sabe, trata-se de um Blog cultural sobre a cidade. Nada, não há maneira. Informo-me junto de conhecidos. Simplesmente deixam-se rir. O quê, eu não sabia?
Sinceramente, se esta situação não me tivesse acontecido a mim eu duvidaria do meu informador. Sejamos sinceros, volvidos 34 anos após o 25 de Abril situações de censura neste País era das últimas coisas que eu estava à espera, mas pelos vistos parece que nos temos de habituar.
PORRA, que mal fizeram os Blogs? São incomodativos? Transpiram liberdade?
Quem tomou esta atitude só lhe ficaria bem pedir a demissão do cargo público que ocupa. Restrições à informação num local todo ele dedicado a ela? O Censor será que possui na sua Biblioteca um fundo de Obras que não podem ser vistas pelo Público derivado ao seu teor?
Meu Deus, onde nos estão a levar estas sumidades culturais albicastrenses… (pelo menos algumas vivem lá) . Ouvi dizeu que em certos países também fazem isso com muita frequência, como a China, o Paquistão, a Arábia Saudita, Cuba, Coreia do Norte, agora já podemos também acrescentar Portugal, ou pelo menos a Biblioteca Municipal Albicastrense.
Agora já começo a entender como o Salazar ganhou o concurso do maior português.....Etiquetas: Biblioteca Municipal, Blog, Castelo Branco, Censura
Quinta-feira, Novembro 29, 2007
Novas do "admirável mundo do conhecimento"... (I)
Mais um dia de deslumbramento no "Admirável Mundo do Conhecimento" (!?) a que alguns continuam modestamente a chamar apenas "Biblioteca Municipal Dr. Jaime Lopes Dias de Castelo Branco" (BMCB).
Quase tivemos (mais) um "orgasmo intelectual", para citar uma portalegrense, a propósito das crónicas do Prof. Boaventura Sousa Santos! Desconhecemos o que tem feito a autora da frase... Por certos hospitais, em determinadas consultas? É possível!
Tentámos uma vez mais consultar e editar um dos nossos blogs (não este do blogspot.com que já sabíamos não ser possível), um do blogs.sapo.pt e também deixou de ser possível!
Vamos por partes:
Não se percebe a lógica da filtragem dos acessos aos conteúdos da Internet na Biblioteca Municipal de Castelo Branco!
São os pareceres dos técnicos que a aconselham?
São orientações superiores?
Noutros serviços da Câmara Municipal de Castelo Branco a coerência de filtragem não é a mesma. Em que ficamos?
Nesses serviços, em horário laboral, consulta-se, comenta-se e fazem-se AMEAÇAS (anónimas, claro) a autores de blogs, os mesmos que na BMCB não se podem consultar, editar nem comentar!
Santa ingenuidade! O anonimato não apaga a origem dos computadores de onde se escreve...
Saberá o Sr. Presidente Joaquim Morão disto?
Poderemos falar na malha da censura que se aperta? Não queríamos!
Ontem, o blogspot.com (impossível ver, comentar e editar)
hoje, o blogs.sapo.pt (desde hoje, também)
amanhã, o blog.pt e todos os outros?
E não é so um problema de "blogs"... tentem consultar as páginas web de algumas livrarias, ver catálogos, encomendar livros, já para não falar de blogs oficiais de outras bibliotecas e vejam o resultado!
O "admirável mundo do conhecimento"... (em tom irónico para quem não tenha percebido)
P.S.
1) Tinhamos vontade de dar apenas as boas novas: a BMCB recebe o jornal diário "Público" desde a seguna-feira passada, muitos anos depois de o termos proposta e dos nos ter contra-argumentado em linguagem na linha do "admirável mundo do conhecimento"... Perdemos a vontade esta tarde e invertemos a linha editorial do comentário.
2) Estamos a editar este blog num espaço pago com dinheiros públicos e em que um dos parceiros é a autarquia de Castelo Branco... obviamente, não é no "admirável mundo do conhecimento"... (aqui paga-se... isso explicará alguma coisa?)
Etiquetas: Admirável mundo do conhecimento, bibliotecas públicas, censura, internet
posted by Luís Norberto Lourenço at 9:42 AM
http://republicalaica.blogspot.com/2007_11_01_archive.html
Luís, por acaso não me lembrava de que já tinhas aflorado o tema, mas pelos vistos o mesmo continua actual e como tal, acho que não cheguei atrasado, aliás para mim este tema assim como os outros não são competições, são obrigaçlões de civilidade.
Abraço aos dois
Joaquim
As práticas de manipulação e restrição ao acesso à informação são milenares. Estão intrinsecamente ligadas à vontade de domínio e do poder. Há manipulação sempre que alguém procura aceder o conhecimento e tendem em vista condicionar ou alterar o seu acesso. As formas de manipulação ligadas ao poder político são as mais conhecidas e acredito que é isso que acontece em Castelo Branco a vários níveis.
A democracia e o direito de liberdade de informação vivem momentos de agonia, em Castelo Branco. Assistimos a uma cultura de medo, imprópria de uma verdadeira democracia.
Cada vez estou mais do lado do Pedro. Ele é que identifica bem as mesntiras culturais dessa ´cidade déspota.
Será que o Autarca albicastrense tem conhecimento da situação? é que por vezes existem senhores que decidem sem o principal responsável saber e fazem-se passar por mandatários de tudo e de todos, se assim não for a tiuação torna-se mais grave do que é.
Abaixo a censura, viva a liberdade que tanto custou a conquistar por alguns..
34 Anos depois do 25 de Abril, (em que eu participei em Angola, pois cumpria ali o meu serviço militar) ainda existem pessoas que não conseguem compreender a diferença entre o antes e o depois.
Talvez por isso!!! Essas pessoas estivessem melhor no antes… pois ai seguramente, poderiam fazer o que muito bem entendessem e confinassem quem não estivesse de acordo com os seus gostos e desejos.
UMA TRISTEZA DE GENTE, QUE NÃO É GENTE!
MAS ANTES GENTE, QUE SEM SER GENTE!
PRETENDE SER GENTE!!!
O Albicastrense
Eu sei perfeitamente o porquê desta barramento. É quee só através dos Blogs se ouvem algumas vozes discordantes da perfomance autarquica albicastrenha. Os jornais estão acomodados e não chateiam, senão lá se vai a publicidade institucional e outros apoios. A gente mais visivel não se mete pois vive á conta dos subsídios e dos favores.
Restam os blogues. Então faz-se como na China barra-se o acesso. É como a avestruz a esconder a cabeça na areia mas a ficar com rabo de fora. E na casa da comunicação e da cultura, isso, se não fosse tão garve até dava vontade de rir.
Que perigos podem apresentar os Blogues?
Apesar de poderem ser um veículo interessante de partilha de informação e ideias, os blogues também não estão isentos de perigos, tal como outras funcionalidades da Internet.
Um utilizador informado está mais seguro, pelo que apresentamos aqui alguns dos perigos mais comuns que podem advir da utilização dos blogues:
SPAM, phishing ou outros
Dado que um blogue é uma funcionalidade online, dependendo das suas definições de privacidade, pode ser alvo de SPAM, phishing ou outras formas de intrujar os menos atentos. Um blogue público e sem qualquer restrição de comentários por parte de terceiros é um alvo fácil para indivíduos ou grupos mal-intencionados.
Perseguições online e offline
Dado que é uma forma de exposição pessoal, um blogue pode ser alvo de cyberbullying. Um bloguista pode verificar que algo que escreveu num artigo foi mal interpretado ou, pura e simplesmente, e sem qualquer tipo de justificação aparente, o seu blogue foi inundado de insultos, ameaças e impropérios.
Tal como noutros meios de comunicação pela Internet, o bloguista deverá evitar usar informação desnecessária de natureza pessoal.
Imagens
Tal como já foi referido em algumas secções de outros perigos, a colocação de imagens pessoais na Internet pode levar outros a apropriarem-se indevidamente delas. Pense bem antes de colocar as suas imagens no blogue.
Blogues de apologia a doenças, discriminação, ódio, entre outros
Como foi referido, os temas dos blogues podem ser de natureza variada. Existem blogues de apologia de comportamentos que podem levar a doenças, como a anorexia, onde se exprimem opiniões que podem levar os mais influenciáveis (por vezes, crianças e adolescentes) a iniciar e/ou manter comportamentos lesivos para a sua saúde.
Nestas situaçõs, tal como para outros conteúdos que envolvam riscos para utilizadores menos preparados, como por exemplo para crianças, é necessário um acompanhamento familiar adequado.
Responsabilização pelos conteúdos
O bloguista é responsável pelos conteúdos inseridos no seu blogue. Contudo, esta responsabilização nem sempre é levada a sério, e muitos bloguers já foram os autores de situações lesivas para terceiros. Embora nem sempre seja propositado, é importante educar os utilizadores deste tipo de serviço para pensarem um pouco antes de colocarem algo no seu blogue, e quais as consequências desse acto, que podem até ser legais.
Actualizado em: 21 de Fevereiro de 2008
<< Home