28 de maio de 2007

 

"Sabe o que são escavações arqueológicas?"



Neste fim de semana deliciei-me a ver um video sobre arqueologia, em que havia muitas imagens de Idanha-a-Velha. Este pequeno programa feito pela RTP em princípios dos anos 70 do século passado, creio que o director era o Ruy Ferrão, deixou-me bem disposto, assim como esclareceu algumas dúvidas minhas sobre as intervenções antigas em Idanha-a-Velha. Foi cicerone o responsável cientifico da altura , o Prof. Fernando de Almeida. Foi teatralizado o início de uma escavação e as várias fases de campo. O programa tinha o título de "Sabe o que são escavações arqueológicas?"
Na altura não se faziam quadrados nem se cotava nada. Os trabalhadores começavam a (es)cavar quase onde lhes dava a gana, sem qualquer preocupação. Os instrumentos mostrados eram apenas as picaretas e as pás. A acção mais fina passava-se nos crivos para onde eram mandadas ir as meninas e os estudantes, mais sensibilizados para essas tarefas. Havia prémios de produtividade, isto é, quem achasse as melhores peças ganhava os melhores prémios monetários. As ossadas eram retiradas na hora. Desenhos e perfis, o que era isso?
Com esta metodologia posso assegurar que foram destruídas mais coisas e mais informação do que a recolhida. Nessa altura já ninguém usava técnicas brutas destas, mas Idanha-a-Velha já na altura estava parada no tempo, desde o tempo dos reis visigóticos.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?