20 de abril de 2007

 

Romaria da Senhora do Almortão

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Neste fim de semana , assim como na segunda-feira (é feriado municipal em Idanha-a-Nova), realiza-se a grande romaria a Nossa Senhora do Almortão. O tempo apresenta-se de trovoadas, mas não é novidade para a Santa, nem para os romeiros. Vem gente de todos os cantos do país e nos últimos anos até de Espanha tem vindo muitos romeiros. Só temos pena que com o passar dos tempos a romaria se tivesse transformado numa feira de enormes proporções. Mas como diz o Padre Adelino a Senhora é de todos e a todos abraça como filhos. Sempre me emociono na despedida, eu não quero, mas há sempre uma lágrima rebelde que teima em sair, deitando por terra os meus esforços para não ser piegas. Quase coincidindo realiza-se em Castelo Branco a romaria da outra Santa, Nossa Senhora de Mércoles, que embora seja a romaria da minha terra não ponho lá os pés desde 1978. Talvez este ano vá à romaria albicastrense, também.

Etiquetas: , ,


Comments:
Caros amigos,

"José Afonso", figura ímpar da cultura portuguesa, que trilhou, desde sempre, um percurso de coerência na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo salazarista e pela liberdade e democracia, é tema de um selo que está em 5º lugar. Precisamos do voto de todos para que se faça um selo em sua memória e em memória da Liberdade.
Num período de exaltação de valores salazaristas, devemos contrapor com os nossos defensores de Abril!

“Venham mais cinco!!
Traz um amigo também!”


VOTA
[aqui]

Abril, SEMPRE!!

Davide da Costa
 
Passei para lhe desejar uma óptima semana! Já agora umas breves notas etimológicas: os eruditos advogam que a forma correcta é Almotão, mas há muito que a forma popular consagrada é Almortão (que soa Almurtão).
 
Senhora do Almortão uma das músicas que cantei (entre outras) com grupo de amigos acompanhado ao adufe.
Um abraço.
 
Como foi a intervenção da ASAE? A Senhora do Almortão, de festa popular, com expressão intensa da etnologia musical da Beira, transformou-se em local de transação de discos e vídeos pirata. Saíram os adufes, a flauta, a viola beiroa 8esta há muito) e a entoação de canções populares e entraram, "deixa-me cheirar teu bacalhau" e derivados....
 
Parece que ontem as Autoridades fizeram uma bela colheita de material contrafeito.
 
Ainda ontem estive a ouvir a "Senhora do Almurtao", numa bela interpertacao da Dulce Pontes, mas creio que o CD nao era pirata!

Um abraco d'Algodres.
 
O povoado ainda serve de estacionamento automóvel?
 
na verdade foi bonita a nossa romaria deste ano, que só o povo raiano consegue compreender, já agora a inspecção DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR e nucleo de investigação criminal em nada beliscou a nossa romaria.
bem haja
 
já agora visitem a exposição no centro cultural raiano em idanha a nova, até 1mai07, cinceramente aconselho vivamente.
fui hoje visitar 5star.
 
Joaquim:
É uma vergonha essa declaração de absentismo em relação à Sª de Mércoles, vinda de ti, um albicastrense assumido, embora maculado por Idanha-a-Velha. Ainda por cima com todo o enquadramento paisagístico e histórico do recinto.
Para o ano - se houver saúde, espero convidar-te para uma petisqueira de sardinha assada e feijão adequado, no Telheiro do Abílio ou na Tasca do Caçolas e Granada, para te redimires. Cumprimentos e beijinhos à esposa e filha do Zé Henriques e família
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?