4 de abril de 2007

 

Bibliografia da Senhora do Almortão 3



(Desenho de Fernando de Almeida)

Fernando de Almeida, «Igaedus. Divindade lusitana e a Senhora do Almortão», in Revista da Faculdade de Letras, 8, Lisboa, 1964, p. 65-73.

Ainda a propósito de Igaedus e da Senhora do Almortão referenciamos um importante texto de Fernando de Almeida dado à estampa há já alguns anos. Pela quantidade de pistas e de pertinentes observações que fornece o texto não perdeu actualidade. Pelo contrário continua a ser dos ensaios mais citados na bibliografia epigráfica de hoje quando se discorre sobre o fenómeno das ditas divindades indígenas.

A ara, encontrada junto ao santuário durante umas obras, foi levada para fora do concelho. Apesar de D. Fernando ter escrito que «a lápide estava para ali arrumada, à espera de mais triste sorte, quando a topou o benemérito coleccionador de antiguidades e nosso bom amigo Joaquim Trigueiros de Aragão; recolheu-a e levou-a para a sua casa de Idanha-a-Nova, onde se encontra», a ara viajou para Alcains. Há uns anos ainda lá estava. À porta de um solar de descendentes dessa família servia de suporte a um vaso. Um destes dias, quando voltámos a passar por lá já não a vimos. Continuará em Alcains? E se sim porquê? O ex-IPA não fez nada quanto a este assunto. Foi pena. Se calhar ficaram sem satélite do GPS… Pela indicação de Fernando de Almeida, o sr. Joaquim Trigueiros de Aragão era um «benemérito coleccionador». Coleccionador do quê? A realização da exposição poderia ter sido a ocasião da devolução deste património. Infelizmente tal não aconteceu. Fica para a próxima. È sempre. Para quando o regresso desta raridade epigráfica romana a terras dos antigos Igaeditani? Também é verdade, se for só para fazer número (nos depósitos ) é melhor que continue em parte incerta…

Etiquetas: , ,


Comments:
Resta-nos ao menos o desenho.
Pelas nossas bandas, tambem perdemos o paradeiro de uma Ara, que se encontrava aos baldoes em Viseu, antes de conseguir-mos o seu retorno ao seu municipio de origem!
 
241960] BN L. 43088//4 P.

Cancioneiro da Senhora do Almortao
Cancioneiro da Senhora do Almortao / col., pref. e anot. por Firmino Crespo. - Lisboa : F. Crespo, 1954. - 44, [1] p. : il. ; 19 cm


Crespo, Firmino, 1907-

Por ainda não ter sido referida, recomendo a divulgação deste cancioneiro, disponível na BN
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?