3 de abril de 2007

 

Bibliografia da Senhora do Almortão 1



António Silveira Catana, A romaria da Senhora do Almortão. Ontem e na viragem do milénio, edição de Autor, Castelo Branco, 1995,75 p.

Reproduzimos a capa de um ensaio de autoria de António Silveira Catana sobre a romaria de Nossa Senhora do Almortão. Datada de 1995, o autor apresenta numa linguagem simples e acessível, a história do santuário beirão e, principalmente, todas as alterações aí detectadas quando compara o «ontem» com a viragem do milénio. Interessantíssimo é a edição do Cancioneiro. São 129 quadras que o autor apresenta começadas a recolher quando o autor tinha dezassete anos, como fez questão de salientar. A presença do adufe na ritualidades de Almortão é uma persistência cultural impar no País. Quanto a este aspecto, fazemos nossas as palavras de Alberto Sardinha que assina:

“(…) é justo dizer que a conservação dessa interessantíssima tradição (refere-se ao uso do Adufe no ritual) se fica a dever, em grande parte, à meritória actividade que ele e o Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova têm desenvolvido, bem como à acção extraordinária do pároco da freguesia, Sr. Padre Adelino, que tão bem compreende e aceita a necessidade do ludismo popular integrado na fé e na religião. Tanto a um como a outro os vimos cantando as alvíssaras, misturados por entre o povo que enchia o alpendre, e como ele galvanizados na emoção do cântico e na vibração dos adufes.» Foi, e é verdade.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?