28 de março de 2007

 

MUDANÇAS ?



IPAAR mais IPA=IGESPAR= Menos uns "taxos" e mais centralismo

Apregoam aos sete ventos que vai haver mudanças. Muito bem. Mas que mudanças? De caras, de geografias, de móveis ou de atitudes e de práticas de trabalho? Quiçá, quiçá, quiçá.

Nunca nos esquecemos da frase reproduzida no filme “o Leopardo” de Lucino Visconti :"As coisas precisam mudar para continuar as mesmas". Pois é.

Entretanto, o grande mister Bean que também é muito dado a estas coisas dos monumentos e das antiguidades, também resolveu mudar. Coincidências temporais…. Reparem só na expressão facial de mister Bean ao contemplar as ditas "mudanças"


Etiquetas: , ,


Comments:
Direcções regionais vão ser extintas
IPPAR do distrito com mais visitantes e receitas do que Porto e Évora

Em apenas sete anos de actividade o IPPAR de Castelo Branco já ultrapassou as congéneres do Porto e Évora em número de visitantes e receitas geradas. O Governo anunciou mudanças neste sector que a nível europeu gera mais receitas que a indústria automóvel.


Com a anunciada extinção do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central (PRACE), o futuro da Direcção Regional de Castelo Branco torna-se uma incógnita.

Instalada há apenas sete anos numa região de elevado potencial patrimonial e turístico, com problemas estruturais ao nível da fixação de jovens e desenvolvimento económico, o IPPAR de Castelo Branco já ultrapassou em número de visitas e volume de receitas geradas as direcções regionais do Porto, Évora e Faro, segundo dados recentes divulgados pelo vice-presidente do IPPAR, Henrique Parente.

As Aldeias Históricas constituem um dos principais factores de atracção de visitantes à região. “Hoje o património e o turismo cultural são factores de enriquecimento das regiões e das comunidades. Na Europa, a indústria do turismo cultural é geradora de mais riqueza que a indústria automóvel”, sublinha José Afonso.

A acção do IPPAR de Castelo Branco tem contribuído para “um enorme desenvolvimento da consciência patrimonial da população da região”, garante. “É imprescindível articular cada vez mais cultura e turismo”, adianta o responsável.

“Ainda não se sabe muito bem o que irá acontecer. A reforma administrativa visa reduzir a burocracia. Não faria sentido que regredíssemos para uma situação igual há de algumas décadas”. Segundo o arquitecto, existe um consenso entre as várias entidades da Região Centro para a “harmonização e racionalização dos quadros técnicos e administrativos existentes”.

José Afonso adianta que o IPPAR de Castelo Branco está actualmente “desfalcado de meios” e fala em “esforço sobre-humano” para conseguir dar resposta às solicitações. Apesar da reestruturação em curso, o director regional, José Afonso, está convicto de que o distrito continuará a ter um serviço público na área da gestão e defesa do património histórico.

Expectativa quanto ao futuro

Apesar disso, o responsável acredita ser possível chegar a uma solução “capaz de responder às necessidades da Região Centro e da Beira Interior”. E mantém uma atitude positiva em relação à desconcentração de competências.

“Podemos até ficar em condições de maior operacionalidade”, acrescenta. Até final do ano a reestruturação de serviços deverá estar concluída.

A nova lei quadro do Ministério da Cultura (MC) extingue o IPPAR, a Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais e o Instituto Português de Arqueologia (IPA) e cria uma nova organização e estrutura.

O IPPAR passa a Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e as seis direcções regionais são integradas nas Direcções Regionais de Cultura (DRC).

Tanto o IGESPAR como a DRC têm funções diferentes embora sejam complementares. A DRC do Centro irá assim integrar um serviço desconcentrado em Castelo Branco.

Ainda não é conhecido o nome do organismo que deverá ser conhecido quando for publicado o decreto regulamentar das DRC.

Texto de Nelson Mingacho



--------------------------------------------------------------------------------
2007-03-09 | Reconquista
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?