22 de março de 2007

 

Epigrafia romana em Alpedrinha

Nesta fotografia de 1959, do arquivo da DGEMN, está representada uma ara romana fragmentada. Pelo que consigo ler parece ser dedicada a Marte. Por acaso alguém tem conhecimento do paradeiro da mesma e da sua situação actual? Estará inédita?

Qualquer informação é bem vinda

Etiquetas: ,


Comments:
Pesquisando na Hispania Epigraphica a partir do que me era legível cheguei a este registo: http://www.ubi-erat-lupa.austrogate.at/hispep/public/record_card_1.php?refpage=%2Fhispep%2Fpublic%2Fsearch_select.php&quicksearch=mart+ala+iv&page=8&rec=19413 .
A incrição será então «Marti / Talaba/rius Pisi/[ri f(ilius) - - -] / - - - - - -» e pela origem que nos é aqui apresentada é sem dúvida essa a epígrafe.
Para mais informação, incluíndo o paradeiro, só mesmo se tentares procurar pela bibliografia aí indicada: AE 1967, 141 (siglas de «L’Année Epigraphique») e RAP 401, que julgo corresponder a «Religiões Antigas de Portugal» (GARCIA, José Manuel (1991): Religiões Antigas de Portugal - Aditamentos e Observações às
«Religiões da Lusitânia» de J. Leite Vasconcelos - Fontes Epigráficas, Lisboa.).
Espero ter ajudado em alguma coisa.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Correcção: o link anterior não está completo. Por alguma razão que desconheço não o consigo incluir na totalidade no comentário.
Não é grave, basta ir à página inicial da Hispania Epigraphica online em http://www.ubi-erat-lupa.austrogate.at/hispep/public/search_select.php e pesquisar por 20134 (é o número de registo da inscrição nesta base de dados).
 
em aditamento ao que 7ubal disse:
transcrevo o que consta de RAP 401:
(Fundão) No chafariz de Alpedrinha
Na igreja matriz de Alpedrinha
[depois vem a leitura igual a que 7ubal escreveu]
ILER 233; Fernando de Almeida, "Aras inéditas, igeditanas dedicadas a Marte", Revista da Faculdade de lettras, 3 série, 6, 1962, pp. 74-75
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?