6 de fevereiro de 2007

 

Que frustação!!!!!



Como não assisti à inauguração da exposição "10 anos do Centro Cultural Raiano" conforme vinha no convite, aproveitei a tardinha do dia de hoje para visitar a dita. Como tal dirigi-me ao CCR e perguntei se podia visitar a exposição que tinha sido inaugurada na sexta-feira. Disseram-me que sim e lá me fui dirigindo às salas de exposição. Entrei na primeira e estava patente uma exposição fotográfica de motivos publicitários que não me chamou a atenção. Segui para a seguinte e vejo no chão uma espécie de linha de comboio com as linhas constituídas por lâmpadas florescentes assentes sobre tábuas, e estas sobre gravilha.

Isto é que é a exposição sobre a década do CCR? Sinceramente, como exposição nem sei como definir. Porém gostaria de saber quem está actualmente a fazer a programação do CCR neste aspecto. Não sou exactamente um analfabeto em arte, mas digo abertamente que isto nem tem pés nem cabeça, ainda por cima em Idanha-a-Nova? Faz-me lembrar o mamarracho a que chamam exposição e que vem ocupando nestes últimos meses a Sé de Idanha-a-Velha.. Isto é demasiado mau para ser verdade, demasiado.

"Algo vai podre no reino da Dinamarca"

Etiquetas: ,


Comments:
Tem toda a razão, estas exposições só são para altos intelectuais pós modernos, no mínimo
 
Provavelmente sou um "careta", pois considero que o processo de criação artística tem que aliar o espirito criativo à mestria técnica. Por isso não concordo muito com estórias de "arte conceptual"(?!) e "instalações artísticas", gostando raramente dos seus resultados. Fumar umas “ganzas”, papar um subsídio e depois mandar um tipo espalhar gravilha numa galeria e colocar duas televisões a passar outro fulano vestido de preto aos berros, pode funcionar para o Joe berardo, mas não para mim. nem mesmo quando o "artista conceptual" manda o zelador colocar uma placa ao lado figura explican
do: "Angustia do Vazio - 3".
 
a primeira reacção ao ler o texto "Que frustração !!!" do autor do blog, é pensar "este gajo é atrasado mental. Nem sabe ler !!!". Mas vamos por partes:
Obviamente que a exposição não é comemorativa do 10º aniversário do Centro Cultural Raiano. Isso até um analfabeto entende. O que acontece é que a xposição inaugurou no dia em que o Centro comemorava 10 anos. Aliás, o texto que vem na parte de trás do convite (e convém ler os textos antes de vomitar atrocidades), dá uma explicação sumária sobre as obras expostas e de forma alguma dá a entender que é uma exposição sobre os 10 anos de actividade do C. C. R.
Se lesse o pequeno texto do catálogo e o que está na sala da "exposição de motivos publicitários" tinha percebido que aquelas fotografias fazem parte de uma recolha mais exaustiva realizada numa cidade do interior do Brasil, onde se procura registar a "saturação" da escrita que os diversos estabelecimentos comerciais ostentam nas suas fachadas, o que nada tem a ver com "os motivos publicitários", designação cretinamente redutora de um trabalho de investigação visual.
Entende-se que o autor dessas palavras seja efectivamente um analfabeto em arte, mas podia utilizar a (pouca) inteligência que tem para pelo menos tentar fazer uma leitura daquilo que lhe passou à frente dos olhos, mas que não conseguiu ver.
É evidente que é muito mais fácil escrever barbaridades num blog do que tentar reflectir sobre o que se vê, ou entender sequer o que é que se vai ver (exposição comemorativo dos 1o anos do C.C.R.?????), mas de vez em quando, mesmo que seja muito de vez em quando, utilizar os neurónios para pensar faz bem à saúde e evita que se façam figuras ridículas, ou que se escrevam textos repletos de sentenças cretinas como o "Que frustação!!!".
(Já agora, frustação vem de quê, de frusta ou de frustar ???)
 
Este anónimo tem a língua afiada como a lança de LONGINVS...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?