29 de junho de 2012

 

As fontes de S. Pedro de Vir-a-Corça - Monsanto da Beira

“As fontes de S. Pedro de Vir-a-Corça (Magia e sacralidade) - Monsanto da Beira” é título do novo livro da nossa amiga Dr.ª Maria Adelaide Salvado que vai ser apresentado na capela de S. Pedro, no dia 30 de Junho, sábado, pelas 17 horas. Li na “Gazeta do interior” de Castelo Branco que esta nova obra segundo a autora trata deste “tipo de patrimónios que se inscrevem na paisagem e que testemunham o seu usos e ancestrais ritmos. Sempre encarei a paisagem como uma subtil e equilibrada construção realizada por muitas gerações. E estas do sítio de S. Pedro de Vira-a-Corça foram desenhadas por água, terra e sentires num contínuo apelo ao sagrado. Foi esse universo quer procurei percorrer e tentar descobrir”
A Dr.ª Adelaide Salvado e investigadora nas áreas da Cultura, da História e da Geografia regionais tem desenvolvido em Monsanto e no concelho de Idanha-a-Nova vários trabalhos dos que resultaram obras como O espaço e o sagrado em S. Pedro de Vir-a-Corça, O culto do Espírito Santo em terras da Beira Baixa, Nossa Senhora da Azenha a Luz da Raia, Elementos para a História da Misericórdia de Monsanto (ou A Misericórdia de Medelim. Apontamentos e lembranças para a sua história. Co coordena com o Dr. António Lourenço Marques os Cadernos de Cultura Medicina da Beira Interior- Pré-História ao século XXI e faz parte do conselho editorial da revista de cultura Estudos de Castelo Branco.
 A apresentação estará a cargo do jornalista Fernando Paulouro e será dentro deste misterioso templo situado na base do Monte Santo num local cheio de beleza. A não perder. Lá estaremos. Uma última palavra para dar os parabéns à Câmara Municipal de Idanha, nomeadamente ao seu Presidente e Vice-presidente que têm sido encasáveis em apoiar todas a obras que ajudem divulgar as riquezas do nosso concelho.
No dia da apresentação há festa popular no local com animação musical e jogos populares, proponho que haja um passeio temático pelas fontes orientado pela Dr.ª Adelaide. Para a autora parabéns por mais este título.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?