18 de junho de 2012

 

A estela do Telhado (Fundão)



Vai ter hoje lugar no Museu arqueológico do Fundão a apresentação pública de um dos achados proto-históricos mais importantes dos últimos anos descobertos na região da Beira. Trata-se de uma estela da Idade do Bronze Final achado que aumenta o mapa das representações peninsulares e europeias de estelas, ídolos e menires. Na sua face encontram-se gravados vários elementos, entre os quais um capacete, uma lança, uma espada e um escudo executado com uma notável perfeição, segundo informação.
 O conhecimento do passado do Fundão fica assim mais rico. Depois da estátua menir fálica das Corgas (Donas), agora este importantíssimo elemento do Bronze Final. Cá pelas Idanhas também tem surgido alguma coisa enquadrável na mesma família “artística” e posso adiantar quem em breve haverá novidades.
A apresentação oficial da estela será feita em conferência de imprensa nas instalações do Museu, pelas 18h00, e contará com a presença de Raquel Vilaça.
Infelizmente, eu não poderei passar a fronteira dos Igeditanos e saudar os colegas Taporos.
Por último, parabéns à equipa do Museu do Fundão que foi ao local e falou com o proprietário que acabou por ceder a peça. E por cá? Quem busca encontra, quem passa a vida nos célebres gabinetes de coisa nenhuma (praga rural e urbana), não encontra nunca nada- é sentença clássica.

Comments:
Amigo joaquim, eu não vejo as coisas assim, como se estivessemos numa competição arqueo-patrimonial, com direitos de antena televisivos e tudo. ou seja, fundão arqueologico 1, idanha 0....aliás, se pensarmos bem, a quem servem estas maravilhosas "descobertas? aos politicos ou à comunidade? às valorizações pessoais ou aos ensinamentos culturais das comunidades de origem das peças? é tremendamente triste que se apresentem os resultados cientificos desta maneira. como se fosse uma estonteante competição...quem têm que trabalhar e apresentar resultados verosimeis e crediveis não necessita de tele-conferencias mediáticas....

abraço
 



De passagem por aqui , não posso deixar de o apoiar amigo Baptista .Quer o Eddy queira quer não ,isto sempre foi um jogo Fundão / Idanha , tal como foi e é Castelo Branco / Covilhã .Claro que o meu apoio é para o eixo Idanha/Castelo Branco!!!Pois ,mas a verdade é que tal sempre esteve dentro de nós ,pelo menos dos mais velhos e , tristemente digo ,o Fundão tem levado a melhor. Conheci ,no ano passado o museu Arqueológico do Fundão . Sim , só no ano passado ,pois ,lá está ,não vou muito para esses lados ....O marido quis que fosse e fiz-lhe a vontade . Sinceramente , quase que ia batendo com a cabeça na parede e dizia : então é isto ? Só isto ?Se eu juntar os meus "pedregulhos "(assim lhe chamam lá em casa !) a umas coisitas que uma senhora (não posso dizer quem )tem ,ficamos com um museu melhor que este ...Mas e onde está o Museu Arqueológico Egitaniense? No dia em que surgir eu dou todas as minhas pedrinhas e caquinhos e sei que a tal senhora fará o mesmo.Até lá deixem-nos estar onde estão que estão bem tratados e ....vão enchendo a minha biblioteca !!!É que me têm custado muitas horas de sol e pó , olhando atentamente o chão de tudo o que o é por essa Egitânia .Podem acusar-me de egoísmo e de ter espírito pouco científico...Dir-vos-ei que estou a salvaguardar o futuro ,não saindo pois , do campo da História.
Posso-lhe dizer ainda ,amigo Baptista que este ano não passei a fronteira entre os Igeditanos e os Taporos e que não tenho nenhuma estátua...Que já falei no assunto ,já falei .Que já disse que dava para um dito museu ,já disse , mas sabe ,com este desterro lisboeta a que com a melhor das intenções os meus pais me condenaram , não tenho grandes ouvintes nas terras de que tanto gosto .Enfim ,resta-me aguardar...Sabe , por isso é que sou a "idanhense sonhadora "
AB.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?