28 de fevereiro de 2012

 

Calçada romana, medieval ou simplesmente moderna?



Esta calçada localiza-se a poucos quilómetros de Monsanto da Beira, perto do Carroqueiro. Nas imediações há em diversos locais abundantes vestígios romanos.
Agora uma pergunta. Será que esta via será mesmo dessa cronologia?

Etiquetas: , ,


Comments:
Cronologicamente pode remontar à Época Romana e ter sofrido alterações, continuando a ser utilizada na Época Medieval e Moderna.
 
Não querendo meter a foice em seara alheia, ouso dizer que se trata de uma velha calçada romana.
Monsanto ligava a Idanha-a-Velha. Logo a seguir às Portas da Vila de MOnsanto, designadas por Portas de Santo António, seguia uma calçada romana para a Capela de S.Pedro de Vir-a-Corça, bifurcando depois, também, até à Relva. Infelizmente este troço, de verdadeira calçada romana,para a Relva foi, há já dezenas de anos, "PROTEGIDA" POR UMA CAMADA DE ALCATRÃO !!! Ver para acreditar. Joaquim Fonseca
 
Parece-me que tudo aponta para que seja mesmo calçada romana ...Estou de acordo com o que é dito no 1º comentário .Quanto a ter estado coberta com alcatrão , se por um lado é um "crime " por outro talvez não tivesse chegado até nós . Resta agora zelarmos para que ela seja preservada e devidamente identificada ,se for mesmo o que nós pensamos .
Ab.
Quina
 
Desculpem meu português. Non há ninguna dúvida sob o povoamento romano da Idanha-a-Velha e Monsanto. Mais tampoco há dúvida do povoamento medieval e moderno das duas povoacões. As calçadas romanas eram empedradas sólo em areas urbanas importantes. Fora delas, o pavimento em roca era perigoso pra as bestas e os carros, razão que levou a pavimentação em gravilha ou mesma areia. Lajas come istos são comummente confundidos com calçadas romanas. Un outro argumento sería a pendiente, que es regular en um traçado romano, y perfectamente adaptado ao terreno num traçado posterior (até o sec. XIX).
Guillermo Reher
El Nuevo Miliario
 
Prezado Senhor:


Se conhece a obra de Isac Moreno
Gallo não pode ter dúvidas que o troço é medieval. Depois dos ensinamentos deste Engº espanhol, as academias portuguesas e univer-sidades portuguesas têm de corrigir
o erro memorável - fora das povo-ações, tudo o que era calçada é romano! Os portugueses fizeram boas calçadas, até no Brasil, nas célebres "Caminhos do Ouro"!
Cumprimentos. ANTONIO MESQUITA
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?