29 de junho de 2011

 

Achados numismáticos em Idanha-a-Velha


Parece ser uma moeda de D. Sancho II. Será? Quem souber que se pronuncie.

Etiquetas: ,


Comments:
Eu não gosto nada destas moedas porque são demasiado confusas e demasiado parecidas entre os primeiros reinados.

Estive a comparar com os exemplares publicados no livrinho dos "Dinheiros e Mealhas" de E. J. Porto e parece-me que seja D. Sancho I.
Os dinheiros de D. Sancho II, no campo mostram 4 escudetes organizados em cruz, enquanto este só tem um.

Carlos Boavida
 
A observação de Carlos Boavida está correcta, a moeda é mesmo do reinado de D. Sancho I.
REX SANCIVS / PO RT VG AL

Manuel Leitão
 
Lamento ser do contra mas é uma moeda de D.Sancho II, basta ver a cruz no reverso para perceber isso. è uma cruz floreada ou recruzetada rodeada de 4 besantes.
GOMES, Alberto (1996) "Moedas Portuguesas e do território português antes da fundação da nacionalidade" Edição do autor.
 
Hoje estive a consultar o livro referido por contraventos e marés e fiquei na dúvida entre D. Sancho I e D. Afonso II...
A cruz recruzetada cantonada por besantes surgem nos 3 reinados, pelo que, apesar de tudo, considero que a diferença brasão vs. escudetes é mais marcante.
Mas continuo com dúvidas...

Carlos Boavida
 
Bem, de moedas não percebo nada, mas de gramática ainda me lembro alguma coisa e penso que o que quis escrever era "pronuncie".
Cumprimentos.
 
Tem toda a razão. Vou emendar. "Gracias"
 
Olá, é de facto um dinheiro de Sancho II com cruz recruzetada no reverso.
A foto do anverso está fraca, mas parece que o escudete tem 2 ou 3 besantes na vertical. A legenda REX SANCIV[S]

No reverso cruz recruzetada com estrelas no 1º e 3º quadrante e pontos no 2º e 4º quadrante. Legenda: PO RT VG AL

Recomendo uma consulta a http://dinheiro-dinheiros.blogspot.com para aprofundar um pouco mais os conhecimentos acerca destes sempre espectaculares dinheiros velhos que foram saneados em 1260 com a introdução dos dinheiros novos. Continuaram no entanto a circular durante mais alguns séculos, correndo a par com os dinheiros novos.

Já agora como coleccionador de moedas e numismata amador, muito obrigado por divulgar este numisma, normalmente as moedas são o parente pobre da história e da arqueologia, despertam pouco interesse aos "cientistas" dado a sua complexidade, apenas se servem dos conhecimentos dos numismatas quando é preciso datar algum estrato arqueológico, sem as moedas seria tarefa por vezes impossível, pelo que se devia dar mais valor a esta área.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?