5 de fevereiro de 2009

 

Naqueles tempos...

Retirado do pó do tempo, editamos um interessante documento que carinhosamente para “estória” antigo - recente do “nosso” Museu Tavares Proença. Interessante, não é? Estávamos em 1999 e o museu queria renascer, tornando-se independente dos nefastos interesses de uns quantos e quantas e, principalmente, dos aparelhos partidários. A notícia ficará para história, pelo menos para que não se repita a situação, nestes tempos de tanta municipalização anunciada. Esse final dos anos 90 foi pródigo em originalidades quanto à gestão do Património da região. Foi quando houve dois directores nomeados para o IPPAR cá do burgo.. Não se alembram?

Outra coisa: em breve vão haver algumas novidades neste blog quer quanto a temas, a colaboradores e a problemáticas. Desde logo -e avançamos- um dos assuntos a ser tratado vai ser a museologia regional. O tema será desenvolvido por um grande Amigo meu, especialista e um grande conhecedor da História e do Património da região. As História dos museus locais merecem toda a nossa atenção. Pensamos editar todo o tipo de documentação oficial, privada, jornalística, fotográfica, etc, etc. Afinal tudo pode ser e é História.

Nesta linha mais museal, já devem ter reparado que temos alguns museus lincados. Mas isso não chega para os difundir. E, se no próximo fim-de-semana visitarem os novos espaços museológicos da região, como o Municipal da Covilhã ou o premiado Museu Arqueológico José Alves Monteiro do Fundão não darão o tempo por perdido. Valem mesmo a pena e a alma nunca é pequena. Até.

Arquivo ERR@

Etiquetas:


Comments:
O loby do Fundão em acção...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?