
A
revista da
Associação de Estudos do Alto Tejo passa a estar ao dispor dos interessados leitores em formato digital. É a adaptação aos novos tempos, de um dos projectos arqueológicos mais constantes, originais e importantes do estudo do passado pré e proto-histórico da Beira Tejo. Um punhado de arqueólogos e de investigadores, chefiados pelos nossos velhos amigos Francisco Henriques e João Caninas, têm continuado a estrada do conhecimento do passado da nossa região, nobre tarefa iniciada vai para dezenas de anos.
Desde esses tempos, um excelente hábito foi adoptado. Conforme se descobrem novidades e novos arqueossitíos, registam-se e difundem-se as informações para todos os interessados. Um bom exemplo de partilha e de dádiva cientifica ao arrepio do que é , infelizmente, prática corrente. Passei com os meus companheiros e camaradas da AEAT, excelentes momentos durante o meu processo formativo como arqueólogo verdadeiramente amador.
Se fiquei aborrecido com alguns membros da AEAT, uma ou outra vez, foi apenas por achar que, às vezes, deixaram-me completamente sozinho nesta “luta” pela defesa do património das nossas terras.
O número da Açafa digital está excelente pela diversidade de temas e qualidade dos colaboradores.
Realço o trabalho sobre os lagares de Monsanto da Beira. Gostei e agradeço as referências à minha humilde pessoa. Para o próximo levantamento (se for para não descobrirem muito…) digam alguma coisa e não se esqueçam de bater à porta. Ela está sempre aberta para reafirmar o verdadeiro espírito da amizade.
Etiquetas: Açafa, Associação de Estudos do Alto Tejo
# posted by Joaquim Baptista @ 4.2.09
