15 de dezembro de 2008

 

Achado na Senhora da Granja (Proença-a-Velha)


Foi no mes de Agosto de 1984 que tirei esta foto numa casa da Aldeia de Santa Margarida. Ia na altura acompanhado pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova Dr. Domingos dos Santos Rijo e do Senhor Caria (entretanto já falecido). Já não me lembro exactamente da casa onde vive o detentor destas peças, que informou terem sido encontradas perto da ermida de Nossa Senhora da Granja. Peço desculpa da qualidade da foto e faço deste post um isco para que os companheiros blogistas da Aldeia de Santa Margarida apanhem o rasto destas tão interessantes peças e as exibam com melhor qualidade. Uma dica, tentem abordar o Senhor Presidente da Junta. Fico a aguardar notícias David.

Etiquetas: , ,


Comments:
Olá Joaquim! A foto é um pouco intrigante. Os artefactos são feitos em que material? Apresentam alguma marca ou decoração especial? Alguma sugestão pessoal para a sua funcionalidade? Pela disposição adoptada na foto fazem-me recordar alguns conjuntos utilizados para medição de volumes.
Rgaidão.
 
Ricardo, para te ser sincero penso que estas peças são de cobre (?) e serviriam para medir qualquer coisa. No local onde foram achadas fez-se uma feira na Idade Média e Moderna, talvez esse facto aponte para alguma pista. Aguardemos o que o David Martins do blog da Aldeia de S. Margarida nos vai dizer.
 
A hipótese parece ser reforçada pela ocorrência da feira no local. Os instrumentos utilizados nas medições costumavam ser regularmente aferidos pelas entidades municipais competentes. Suponho que, tal como hoje, possuíam algum tipo marca que os identificava como oficiais.
rg.
 
Trata-se de um conjunto de peças em cobre, que encaixam umas nas outras. Eu não conheço pessoalmente este conjunto, mas conheço outros similares.
No Museu da Cidade, em Lisboa, estão em exposição 3 conjuntos de pesos como este, apesar desses serem mais peças (cerca de 20). Conheço peças destas também na zona de Vila Franca de Xira (que estão publicadas, embora agora não me lembre onde) e uma outra recolhida à menos de 5 anos nas escavações arqueológicas do Cimo de Vila em Penamacor (também publicado, no catálogo de uma exposição que teve lugar no Museu Municipal faz agora um ano).

Carlos Boavida
 
Promessas não há, mas vou tentar saber com os mais antigos qualquer tipo de informação...

Qual será, mais ou menos, a dimensão das peças?


Abraço
 
David,
São pequenas, tome por escala a largura do mosaico e pode ver que as peças são de reduzidas dimensões

Abraço

Joaquim
 
Tal como sugeriu, já fui tentar falar com o Sr. Luís (actual presidente da Junta de Freguesia), mas não estava em casa.

Assim sendo, amanhã passo por lá e com mais tempo vou ver o que consigo saber.


Abraço.
 
São medidas de capacidade padrão e aparecem frequentemente em naufrágios - tenho fotos de um igual, recuperado do navio quinhentista encontrado na Namíbia.
 
Es un buen trabajo tu Blog, te invito a visitar el mio. Gracias.

It's a great work done your Blog keep going! I invite you to visit mine thanks!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?