30 de outubro de 2008

 

XXªs JORNADAS “HISTÓRIA DA MEDICINA NA BEIRA INTERIOR”


Realizar-se-á, em Castelo Branco, nos próximos dias 7 e 8 de Novembro (Sexta e Sábado), a XXª edição das Jornadas de História da Medicina na Beira Interior : Da Pré-História ao século XXI”. Notável a persistência desta reunião de investigadores, numa região que tem desprezo e desconfia da troca sã de ideias e se esquece de tudo e de todos. Ainda me lembro das primeiras jornadas, de 1989, patrocinadas e organizadas pelo Museu Tavares Proença Júnior de Castelo Branco quando o seu Director de então o Dr. António Salvado com o médico Dr. António Lourenço Marques, levaram a bom porto esta iniciativa pioneira. Outros tempos, outros tempos. O evento chamou a atenção de muita gente das universidades e dos centros de investigação do país e do estrangeiro para estas coisas das ligações ente a História e as Ciências e as jornadas têm-se vindo a realizar ininterruptamente desde esses já longínquo 1989. A revista “História da Medicina na Beira Interior. Cadernos de Cultura” é única que, na região, edita, efectivamente um número por ano, difunde os trabalhos apresentados e discutidos.

As temáticas das jornadas são sempre transversais a diversas áreas e tempos do saber, assumiram o médico cristão-novo albicastrense AMATO LUSITANO como figura máxima de estudo. Era bom que este ano aparecessem comunicações sobre as conclusões ao nível das doenças e da antropologia física resultantes das escavações que tiveram lugar nos castelos de Castelo Branco e, principalmente, em Penamacor.

O Programa, desta XXª edição, arranca na Sexta, pelas 18 e 30 minutos, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, com a conferência. «As tribulações do Mestre João Rodrigues de Castelo Branco (Amato Lusitano) à chegada a Antuérpia em 1534” pelo Professor Doutor António Manuel Lopes Andrade. Segue-se a inauguração de uma exposição sobre originais amatianos propriedade da rica Biblioteca de Castelo Branco “Jaime Lopes Dias”. No sábado, a partir das 9h 30m, inicia-se a apresentação das comunicações cujo programa aqui divulgaremos em breve.

Lá estaremos para revermos velhos e bons amigos. Saliente-se que este evento é possível pelo total apoio da Câmara Municipal da cidade de Amato Lusitano: Castelo Branco.

PS- Segundo informações constantes no folheto, a organização aceita comunicações até 3 de Novembro. O título deverá ser enviado para a Comissão executiva das Jornadas, Quinta do Dr. Beirão, 27, 2º Esquerdo
6000-140 Castelo Branco

A inscrição com direito a exemplar da revista e jantar de Sábado, é gratuita e é feita na Sexta Feira na abertura das Jornadas. Passam diploma de assistência.

Etiquetas:


Comments:
Não há um mail?
 
Todos os números da revista "história da medicina: cadernos de cultura" estão disponiveis aqui:
http://www.historiadamedicina.ubi.pt

O folheto está disponivel aqui:
http://semente.ubi.pt/admin/upload/destaques/xx_jornadas(2).pdf
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?