15 de fevereiro de 2008

 

Primeiras Jornadas do Património Judaico da Beira Interior



Os municípios de Belmonte e Trancoso realizaram em Junho de 2005, as Primeiras Jornadas do Património Judaico da Beira Interior. A vasta herança cultural da presença de comunidades judaicas nestas duas localidades durante vários séculos, (e da comunidade viva, ainda hoje existente na de Belmonte) motivou estas autarquias a convidarem investigadores nacionais e espanhóis a debaterem temas incluídos nas diferentes áreas do saber, tais como: sociedade, mentalidades e quotidianos; e/ou arquitectura, arqueologia e valorização do património judaico. Os testemunhos materiais, imateriais e documentais desenvolvidos durante estes dois dias enriqueceram a História dos judeus e cristãos-novos da Beira Interior de Portugal.


Pode ler os artigos destas Actas acedendo à hiperligação do texto.
Que dizer? Queremos mais livros e Actas científicas on line. Para além de ser económico para os utilizadores, chega ao conhecimento de muitos mais. Estão de parabéns as autarquias em causa. Quanto aos artigos constantes durante o fim de semana algo diremos.


Etiquetas: ,


Comments:
Fiz uma leitura rapida e descobri qua afinal um solar que foi de cristaos existente em Casal Vasco, Fornos d'Algodres. tem influencia do "marranismo" sera?
Creio que este tema ate merecera uma entrada no "d'Algodres" brevemente!

Um abraco dalgodrense.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?