7 de janeiro de 2008

 

Sabe tanto como um garoto de 10 anos?

Num concurso idiota que está a passar a esta hora na RTP1, Jorge Gabriel faz a seguinte pergunta de História de Portugal:

-Quem foi o primeiro povo que esteve na Península Ibérica?
Respondeu uma velha, "os Celtas" ao que o apresentador responde, "esses também lá estiveram, mas errou foram os Iberos"

IBEROS?

No Paleolítico Inferior já existiam IBEROS?!?!

Etiquetas: ,


Comments:
Nao admira, depois do ensino historico nas nossas escolas, nas ultimas decadas, que o senhor Gabriel se saia com uma dessas!!!

Um abraco d'algodrense.
 
Meu caro Joaquim

Antes de mais quero desejar-lhe também, a si e aos seus, um BOM ANO 2008.

Quanto ao post...

Se me perguntassem a mim, eu também teria respondido errado, talvez Celtiberos...
O que é de lamentar, em programas de televisão que pretendem ser educativos, é que se cometam gafes desta natureza.
Eu até nem culpo o Jorge Gabriel que está ali a conduzir o programa, a seguir um guião lendo o que lhe põem à frente.
O que eu acho, e fazendo fé no meu amigo que é historiador, é que quem elaborou a pergunta e com tempo para a estudar deu uma resposta errada, levando o apresentador a ser induzido em erro, deveria chegar-se à frente e dar a mão à palmatória.

Abraço Raiano
 
não sabem mais do que um míudo de dez anos
 
Batista.
Não concorde contigo quanto dizes que o concurso é um concurso idiota.
Antes pelo contrário, considere-o um bom concurso. Quanto à pergunta feita:
- Quem foi o primeiro povo que esteve na Península Ibérica?
Quer dizer-te que também eu que vejo sempre este concurso respondi: Celtiberos.
Opôs alguma pesquisa verifiquei que estes povos só estiveram na Península Ibérica depois do século VI a.C.
Afinal qual é a resposta certa!!!
Um abraço deste teu amigo.
 
Afinal qual é a resposta certa?
Eu não sei e certamente ninguém saberá o nome desse povo que por aqui viveu há muitos milhares de anos. Quanto ao concurso é idiota e enciclopédico, e dá azo a inumeras inverdades como esta. A falta de imaginação é gritante.
Desta vez não estou de acordo contigo.

Abraço

Joaquim
 
Iberos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ocupação dos Iberos na Península Ibérica.
Ocupação dos Iberos na Península Ibérica.

Os Iberos eram um povo que habitou o Sul e o Este da Península Ibérica na antiguidade. A respeito da sua origem, há duas teorias:

Segundo uma teoria os Iberos são os habitantes originais da Europa Ocidental e os criadores da grande cultura megalítica que teve início em Portugal. Os Iberos são de origem caucasiana, e povoram o Norte da Africa (Líbia) e em passagem construiram a cidadela ou OPPIDA em Zimbabwe, muito semelhante às mesmas construções encontradas na Escócia. A mesma forma de tecer e colorir cobertas de lã grossa são as mesmas em regiões do Cáucaso, no sul de Portugal (Alentejo) e na Escócia. [1], no fim do VI milénio a.C., e se espalhou pela Península Ibérica, França, Grã-Bretanha, Irlanda e Dinamarca, até meados do II milénio a.C. Essa teoria está apoiada em evidências arqueológicas, genéticas e linguísticas. A ser verdade esta teoria, os Iberos teriam sido o mesmo povo dominado pelos Celtas no primeiro milénio a.C., na Irlanda, Grã-Bretanha e em França. Quando as primeiras migrações celtas chegaram ao ocidente europeu, os íberos já estavam estabelecidos alguns milênios antes, principalmente no este da península ibérica de onde guerrearam contra a dominação romana. Migração e viagens eram muito comuns naqueles tempos. Contra os romanos a aliança entre Iberos e Celtas tornou-se mais forte. A própria Enciclopédia Britânica define os ingleses como descendentes dos Iberos e dos Celtas. Contudo eram povos de cultura e raças bem diferentes.

Alternativamente, outra teoria sugere que eram originários do Norte da África, de onde emigraram provavelmente no século VI a.C. para a Península Ibérica (à qual cederam o nome), onde ocuparam uma faixa de terra entre a Andaluzia e o Languedoc (na França). Foram parceiros comerciais dos Fenícios, os quais fundaram dentro do território dos Iberos várias colônias comerciais, como Cádiz, Eivíssia e Empúries. Foram assimilados pelos Celtas no século I a.C. formando o povo conhecido como Celtiberos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?