20 de novembro de 2007

 

Publicação de interesse etnográfico

Chegou agora às nossas mãos o título «Chaves de Silvas e de Estrelas» editado, segundo sei, aquando da exposição de chavelhos que continua patente ao público no núcleo museográfico da aldeia do Salgueiro, Três Povos, concelho do Fundão. È mais uma edição da Câmara Municipal do Fundão que assim também desenvolve investigações em temas mais de cariz etnográfico.

As chavelhas, também conhecidas por trasgas, são objectos que servem para fechar o colar do chocalho do gado. Associadas a uma actividade que ainda perdura em nossas terras- a pastorícia, as peças adquiriram, com o tempo, outros valores e sentidos.

Para além de fotografias e de desenhos dos objectos de autoria de Luís Rodrigues, preenchem as páginas dois textos de autoria dos meus Amigos o historiador Pedro Miguel Salvado e o antropólogo Eddy Nelson. O “Matérias de Solidões. Chaves de Silvas e de Estrelas “ do Pedro (pp. 5-20) e o “Objecto Antigo, Objecto Património”do Eddy (pp.21-29) são um bom exemplo, tão raro entre nós, de cooperação entre pessoas, temas e territórios. Ver, também, as excelentes postas do Eddy sobre esta temática em http://casadasbestas.blogspot.com/

Etiquetas:


Comments:
Caro Joaquim,

Peço-lhe imensa desculpa por ainda não lhe ter agradecido a divulgação aqui faz ao meu blogue e ao meu trabalho. Mas como a voracidade da vida comanda, muitas vezes, as coisas passam-nos. Mais uma vez, o meu sincero e humilde agradecimento pelo gesto.

Cumprimentos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?