2 de outubro de 2007

 

Fonte do Arco em Idanha-a-Velha

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

ADEUS, IDANHA-A-VELHA
BEM PUDERAS SER COLÉGIO!
A ÁGUA DA FONTE DO ARCO
TEM FAMA NO ALENTEJO


Esta quadra encontra-se no Cancioneiro Popular Português coligido por Leite de Vasconcelos.
Por acaso não a conhecia, mas conheço a Fonte do Arco, que se encontra a algumas centenas de metros a sul de Idanha-a-Velha no meio de um intenso silvado à espera de melhores dias. Nem o facto de a sua àgua ser famosa no Alentejo a safou à incuria do tempo e dos Homens. Diga-se de passagem que nem sequer dá água pois foi activamente o seu interior aterrado. A génese deste monumento, estamos crentes, foi o século XVI, de que existia brasão do tempo de D. Sebastião na pedra de fecho do arco. Infelizmente até essa pedra já caiu (felizmente esta não foi vendida e está por enquanto em segurança). As Memórias Paroquiais falam-nos da existência de arcarias no seu interior e de umas obras de restauro no século XVIII.
Voltando à quadra, não sei onde pudera ser colégio, só se fosse no casarão da familia Marrocos, mas para aí parece haver outros planos.

Etiquetas: , ,


Comments:
Caro Joaquim,

Uma curiosidade ou um inigma:

Nas inúmeras recolhas que tenho efectuado pelo concelho, quando se mencionavam as fontes, em algumas quadras, a virtuosa fama da água no Alentejo repetia-se em diferentes aldeias. Intrigado, fui perscutar junto das pessoas sobre este assunto relacionado com a fama da água no alentejo e...deixo-lhe um desafio, porque seria???
 
Pelo que fotografia mostra, bem mereceria nova recuperacao passado que foi mais de um seculo, mas ao menos uma limpeza das silvas!
Suponho que a fonte e publica?

Um abraco do al d'algodres.
 
Peço imensa desculpa, pois, por vezes, com a escrita apressada damos erros intoleráveis...
deve ler-se "ENIGMA" e não "INIGMA"

um abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?