26 de junho de 2007

 

O roubo dos craveiros na noite de S. João



























































Antigamente, em Idanha-a-Velha, quando ainda não se assistia à desertificação que hoje é consensual, os rapazes solteiros na noite de S. João roubavam os vasos de flores das casas das moças solteiras e transportavam-nos para o "tabuleiro" da igreja onde decoravam as escadas, assim como para o pelourinho. Os vasos estavam em exposição toda a noite e ao nascer do sol tinham de ser regados com a àgua do S. João.
A tradição manteve-se, mas teve de ser modificada. Como há poucas moças solteiras, a malta decidiu roubar vasos em todas as casas, e como rapazes também não abundam, as raparigas solteiras e alguns casados ajudam à festa. "Quando não se tem cão, caça-se com gato", como se costuma dizer.
Este ano mais uma vez a tradição vigorou, mas houve algumas reações pouco amistosas por parte de gente parva, que até ameaçou fazer queixa á GNR. Gostavamos de ver a cara dos guardas ante tão estranha ocorrência. Talvez optassem por recorrer ao teste do "balão". E se calhar teriam alguma surpresa.
Para o ano haverá mais.

Etiquetas: , ,


Comments:
É curioso que na zona de Fafe distrito de Braga)também existe a tradição de "roubar" vasos na noite de São João!
 
As tradições são de preservar,é pena que ainda hája pessoas que para elas nada conta.Vivem fechados num mundo que deve ser só deles. Parabens pelo registo fotográfico.
 
nao ha mocas casadoiras? entao ja la nao vou...
 
Assim e, que deve-se a todo custo manter a tradicao. Suponho que o meu amigo tambem andou nessas lides!

Como sempre existem aqueles que nao concordam, mas sao sempre a minoria creio eu.
 
a sorte do joaquim batista e so beber cerveja sem alcool... e pena dp e que era se era a cara dos guardas ou do autor do blogger...
 
seus ladroes de vasos...ñ tem mais nada ke fzr á noite...deixem dormir a PASSAREIRA ...para o ano ate a levamos a ela po pé dos carveiros..foi uma noite mt fixe..bjs pos ladroes dos karveiros...lol...ass:Sónia B.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?