14 de junho de 2007

 

O EXPRESSO DA LUSITÂNIA: YA BA DA BA DOOO!



Quem não se lembra do grito de Fred Flinstone da série de desenhos animados dos anos sessenta OS FLINSTONES.

Flintstones... Meet the Flintstones,
They're a modern stoneage family.
From the town of Bedrock,
They're a page right out of history.

Vem isto a propósito de uma afirmação do Dr. João Mendes Rosa, director do Museu do Fundão, incluída na reportagem da revista do Expresso: A Nação dos Lusitanos:

«Assumimos que se deve acabar com o mito dos ‘modelos’ Astérix e Flinstones, e que se tem passado uma ideia distorcida de determinados momentos da história da Humanidade».

Mitos e modelos de quem e para quem? Portugal pode estar culturalmente atrasado mas tanto? Pela minha parte nunca tive qualquer percepção desse fenómeno aqui por estas bandas. Mas como nunca fui professor, não sei se será mesmo assim. Dar à cidade de Bedrock do ano de 1.040.000 AC, o ambiente da hilariante série animada onde humanos convivem com dinossáurios, qualquer seriedade ao nível da História e da arqueologia…Bom, bom. A série está considerada um clássico dos desenhadores William Hanna e Joseph Barbera. Hoje é um objecto de culto e de museus.

Já quanto ao mito do modelo Astérix continuamos a não saber a que é que o director do Museu se quer referir. Reparámos que a peça jornalística do Expresso reproduz um dos painéis do modelo expositivo do museu do Fundão onde vemos a construção de uma via romana. Ao lado do senhor, o soldado com vontade em ir com a mão em direcção à espada? O escravo carrega um cesto de pedras e olha de lado.

Por Belenos! (Não é divindade lusitana mas também não faz mal. A Net é como a Lusitânia mito do modelo dos lusitanos sem fronteiras…^^~^^^^^^~~~~^~~~^

Mas qual é a diferença real entre a representação do Fundão e muitas referentes a estradas romanas idealizadas pelos desenhadores do Astérix?

Etiquetas: , ,


Comments:
F.............
FV............
FVN...........
 
Não era suposto o legionário estar a "vergar a mola" na construção da estrada?
 
F.
FV.
FVN.
FVND.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?