18 de junho de 2007

 

Ainda o túmulo de D. Afonso Henriques

Será que dá para perceber? Ou as coisas estão a clarificar-se?
Propomos que seja encerrado a Torre do Tombo, pois o manuseamento de documentos pode estragá-los, e aguardar até haver novos métodos de preservação. Que me dizem?

Etiquetas: ,


Comments:
Esse problema está tecnicamente resolvido, as consultas, para os documentos mais susceptiveis de deterioração, são feitas a microfilmes e não ao documento original. Vamos microfilmar o túmulo de D. Afonso Henriques?
 
Nem tudo está microfilmado. Era bonito restringuir a consulta na Torre do Tombo só ao material microfilmado, Os historiadores faziam uma revolução. Ou então impedir os arqueólogos de escavar esperando por técnicas mais sofisticadas de escavação. Ou os operadores de fazerem operações à espera de novas técnicas, e entretanto os doentes iam morrendo. É um adesculpa esfarrapada. Algo se move por detràz....
 
Quanto a mim, o cerne do problema não está nas técnicas válidas para manuseamento de documentos/artefactos antigos. Veja-se a quantidade de fósseis com milhares de anos que são manuseados, analisados, estudados e perservados por especialistas, é necessário relembrar que tudo isto é feito por especialistas. As tecnicas de hoje permitem-nos "quase" tudo; veja-se o caso do manuscrito do Mar Morto, etc., haveria centenas de exemplos a dar. Talvez esta polémica e camuflada decisão esteja a proteger um dos mitos mais efabulados da tão efabulada História de POrtugal. Repito, "talvez"...pois é única explicação relativamente aos factos; veja-se também os inúmeros e recentes exemplos vindos da academia de "Nuestros Hermanos".

um abraço
 
Provavelmente alguém teme que o conteúdo do túmulo não seja o que se espera.
Lá tinha que se reinventar a história de Portugal outra vez.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?