26 de abril de 2007

 

Vestígios e brincadeiras na arqueologia egitaniense



Há algumas semanas, num passeio com a minha filha, pelos arredores de Idanha-a-Velha, fui a um local denominado moinho da Gaga para ver "in loco" e confirmar uma informação que me tinham dado sobre a existência de uma "caveira" esculpida na rocha. Não foi dificil descobrir o motivo que me levou a esse sítio. Num rochedo solto(?) quase ao nível do chão está efectivamente esculpida esquematicamente uma cara. Porém, creio que esta composição se trata de uma brincadeira, feita por alguém com tempo e imaginação. Os buracos dos olhos parecem-me ser bastante mais antigos e melhor efectuados. Foi pois a partir desses buracos que o nosso curioso (não sei de que época, mas não muito antiga), se entreteve a fazer o nariz e a boca, aliás o corte na pedra é totalmente diferente.
A poucos metros para oeste está igualmente escavada na rocha uma pequena lagareta já por mim conhecida há muitos anos e dada a conhecer na Carta arqueológica da freguesia de Idanha-a-Velha. Possivelmente os dois furos (que servem de olhos) poderam estar relacionados com o pequeno lagar.

Etiquetas: , ,


Comments:
Que estranho! Também pode ser, simplesmente, a natureza e acaso...

um abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?