20 de março de 2007

 

Revista Viver nº 4

Nem de propósito. Estávamos numa de ir vivendo e chegou o nº 4 da revista “Viver. Vidas e veredas da raia” da ADRACES. O grande tema desta vez são: As Artes e os Artistas da Bis.

Da BIS? Perguntarão. Sim. È mais uma sigla do pró ‘nosso’ desenvolvimento que se traduz por Beira Interior Sul. Mantendo uma excelente qualidade gráfica e de suporte, nota-se que houve um abandono das presenças mais institucionalizadas. Por exemplo, a entrevista ao presidente da Câmara Municipal de Penamacor, compreende-se, mas... Depois esse trocadilho associado ao Dr. Torrão:«Entre escolhas, um Homem de contas, que conta!”faz lembrar aquele anúncio da nossa infância: o Homem da Regisconta.

Quanto aos artistas e às artes ficámos a conhecer melhor o mestre Cargaleiro, o nosso Amigo poeta António Salvado, o grupo de teatro Váatão, a pintora Rosário Bello, o excelente trio (Des)concertante, a banda rock Norton, o entalhador dourador Moisés Rafael, o realizador e pintor Bruno Maioral, músico terapeuta Rogério Celestino que nasceu em Monfortinho, os artistas plásticos António Osório e a pintora Joana Burnay, a banda de música tradicional de Alcains ‘Os ventos da Líria. Na sua pluralidade etária e estética estes são alguns dos actores e agentes culturais desta tão incompreendida região, dita da Bis. Parabéns ao Camilo Mortágua, editor geral da Viver, pela qualidade e pela diversidade deste número. Já agora, duas coisas. Há algumas (poucas) pessoas relacionados com a história, com a cultura, com o desenvolvimento local, com o turismo, por exemplo, que ainda não vimos associados a este interessante projecto editorial. Escusando-nos de indicar nomes é pena que não sejam convidados a colaborar. Como sabe tão bem como nós, somos cada vez menos a pensar futuros na e para a BIS. Alarguem o sentido técnico e cultural das colaborações. Todos ficaremos a ganhar. Segundo. Lançamos aqui o desafio: Por que não um especial sobre os ‘nossos’ Blogs da BIS?

Os interessados em receber a Revista VIVER devem solicitar o seu envio, através de pedido para:

ADRACES-Rua de Santana, 2776030-230 Vila velha de Ródão

E-mail: viver@adraces.pt

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?