2 de fevereiro de 2007

 

Uma década do Centro Cultural Raiamo

Vai ser comemorado hoje o 10º aniversário do Centro Cultural Raiano em Idanha-a-Nova. Infraestrutura cultural erguida no tempo em que Joaquim Morão Lopes Dias era Presidente da Câmara Idanhense. Começou o CCR por trabalhar bem a principio, mas com o tempo a sua actividade foi sendo menor e discutivel. Mesmo assim temos que lembrar algumas iniciativas de mérito que por lá passaram, como foram as exposições de arte sacra no ano dos 800 anos, a arte fóssil, e as exposições permanentes sobre os oleiros e a agricultura, embora estas ao fim de algum tempo começassem a ter um aspecto de falta de manutenção, o que não devem mostrar no dia de hoje. Paralelamente será atribuída a uma avenida de Idanha-a-Nova o nome de Joaquim Morão e será feita uma solena homenagem ao ex-edil idanhense. Será depois inaugurada no CCR uma exposição " 10 anos do Centro Cultural Raiano", seguindo-se um Porto de honra, terminando as comemorações com um concerto pelo ESART Ensemble, igualmente no CCR. Achamos muito bem, mas achariamos ainda melhor se o CCR cumprisse as funções para que foi feito e idealizado. Cristalizou, regrediu, caiu na rotina. Continuamos a achar bem que se comemorem estas datas, mas parece-nos que alguém se esqueceu dos 10 anos da Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova, esta inaugurada a 11 de Julho de 1996. Ambos são equipamentos culturais importantes no concelho, porquê comemorar a década de um e esquecer o outro. Não será pela "perfomance", por certo. São critérios. Quanto à homenagem, é merecida, mas se dependesse de mim (ainda bem que não tenho qualquer poder) talvez esperasse mais uns tempinhos. A propósito, recebi convite para estar presente nas cerimónias.
Foto retirada di site da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

Etiquetas: , ,


Comments:
Em Paredes de Coura também temos um grande e elegante Centro Cultural, com alguma actividade, e marcada importância no contexto. Desejo um bom fim-de-semana.
 
É uma obra interessante que tive o prazer de visitar umas três vezes. Espero que ao longo destes tempos tenha sido um pólo de desenvolvimento cultural.
Um abraço
 
Foi um velório , não?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?