5 de janeiro de 2007

 

Rostos do Progresso


Como não gostamos de “esquecimentos”, nem de amnésias históricas (assuntos algo incompreendidos em certo organismo museal), apresentamos os rostos estado-novistas dos obreiros políticos distritais das mudanças então sucedidas. É interessante verificar o modo da construção da imagem do poder local: Qual bandeira nacional, os senhores presidentes das Câmaras Municipais foram envolvidos por quinas e colocados na página em cruz. Trata-se de uma curiosa apropriação caseira, tão ao espirito da época, das quinas da bandeira do Estado que como se sabe simbolizam os reis mouros derrotados por D. Afonso Henriques na Batalha de Ourique. Hoje as batalhas são outras... E, se calhar, a composição seria encerrada com os logotipos dos fundos e dos programas comunitários sempre presentes nestas coisas do desenvolvimento e do progresso das nossas terras. Paz às suas almas. As dos mouros incluídas, claro.


Comments:
Faltam alguns presidentes, o de Idanha-a-Nova, por exemplo. O modo como estão dispostos parece ser mais uma maneira hierarquizada.
 
A máquina da propaganda do Estado Novo em pleno. Belo documento Joaquim!

um abraço
 
Joaquim, não vejo a sua foto aqui!!
Porque será?!?!

um abraço
 
Mistério.
 
Bah, ainda não tinha dado pela falta. Lastima
 
Claro as dos mouros e, acrescento eu "judeus" incluidas!!!

O meu amigo tem-nos brindado com bela arqueologia tipografica, tenho adorado.
Pensava que so eu ja velhote e que me dedicava a guardar escritos, postais e fotografias antigas. Felizmente (ou nao, diram alguns) nao estou so!!!

Um abraco, nao tem aparecido!!!
 
A máquina da propaganda está sempre ligada ao poder político. Até D. Manuel I percebeu isso, e por aí fora...
O Estado Novo trabalho bem nessa promoção e nos dias de hoje ainda mais se trabalha nas "obras de regime".
Gostei dessa referência "amnésias históricas"...pois para alguns portugueses algumas épocas históricas são para esquecer por de nada terem contribuído para o progresso. Estas mentes selectivas fazem lembrar o que era feito pelos "estrategas" do Estado Novo... coincidências!!
Um abraço arqueológico.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?