11 de dezembro de 2006

 

Nova estela do bronze final

Apareceu no concelho do Sabugal conforme nos informa o Diário XXI
Comments:
O espólio arqueológico encontrado nos últimos anos no concelho do Sabugal - incluindo a estela descoberta em 1978 no Baraçal - está exposto desde Junho no Museu local, criado por iniciativa da Câmara Municipal. A exposição permanente de arqueologia dá a conhecer aos visitantes os principais objectos arqueológicos - moedas, ferramentas, adornos, armas, loiças objectos sagrados, etc. - que testemunham a evolução histórica das comunidades da região que corresponde hoje ao concelho do Sabugal, desde o período da Pré-História até ao século XX.
Com a mostra permanente, segundo Marcos Osório, pretende-se "contar a história da presença humana nesta região, de forma contínua e homogénea, sem dar mais ênfase a determinados períodos cronológicos em detrimento de outros".

Devido ao mobiliário e à cenografia da exposição, o visitante é convidado a percorrer as várias etapas cronológicas de forma gradual e sincopada, "tal como se se tratasse da película de um filme". "Os objectos do passado passam ao olhar do visitante de forma evolutiva e irreversível", contou o arqueólogo.
Para além do espólio pertencente à autarquia, proveniente de escavações e prospecções realizadas no concelho nos últimos dez anos, o museu - instalado no mesmo edifício do auditório municipal - exibe muito património que estava na posse de particulares,
 
Grande achado.
 
Tal como o mo disse: grande achado.
Um abraço amigo.
 
Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?