18 de dezembro de 2006

 

Lendas do rei Wamba













Numa edição da Ulmeiro (Julho de 2005), saiu a lume “Vila Velha de Ródão. História e Lenda do Rei Vamba” de José Fortunato, ilustrado por João Sena. Trata-se da releitura e da reapresentação de uma das ancestrais lendas do rei visigodo, neste caso, aquela que faz parte do rico património oral rodense. Uma lenda que se imbricou tanto na paisagem do local que se associa, ainda nos nosso dias, à primitiva fortaleza templária de Ródão, comunmente designada por Castelo do rei Vamba.
Infelizmente, não contando com a tentativa falhada das
Lendas e Segredos das Aldeias Históricas de Portugal, de Ana Maria Magalhães e de Isabel Alçada, editada pela Comissão de Coordenação da Região Centro, as potencialidades pedagógicas e culturais do fundo lendário de Idanha-a-Velha ainda não foram exploradas. Deve ser pelo perigo que pode representar a componente de verdade de uma lenda... Vamba era agricultor e também migrou para a cidade grande. Vão-se as gentes, vêem os turistas e isso é que interessa.
Qual imaginário colectivo qual quê? O turismo e o folclore é que são o futuro dos por cá ficaram. Este livro é um bom presente de Natal para as nossas crianças.


Comments:
ora aqui esta um presente que gostaria de dar ao meu miudo, e tambem gostaria de ler.
Aonde o posso adquirir?
Sera que ainda havera alguma copia no proximo verao?
 
A esplicação da lenda e boa , mas a le nda em si seria bem vinda
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?