27 de outubro de 2006

 

Pontes e pontes


Ponte da Meimoa, em tempos denominada de romano-medieval-filipina, tem as caracteristicas gerais de várias dezenas existentes na Beira Interior. Quase todas as monografias as apelidam de romanas, mas de romanas possuem muito pouco, por vezes apenas os materiais reaproveitados de obras que os romanos efectuaram. Os romanos eram muito pragmáticos e não se punham a fazer pontes com a mesma velocidade com que os nossos autarcas constroiem rotundas, pelo que são raras as pontes romanas verdadeiramente identificadas até em solo nacional.

Ao fazer a referência a esta ponte neste meu espaço, é acima de tudo o reconhecimento de um monumento bem cuidado e bem enquadrado. Lembro-me que há já muitos anos esta ponte e a sua envolvencia eram uma autêntica lixeira e uma mata pegada de ervas daninhas. Felizmente hoje está diferente, para melhor. É um espaço muito agradável, para tomar o sol e relaxar. Estão pois de parabéns os autarcas penamacorenses.

Onde eu moro existe outra ponte com as mesmas características, mas a realidade é bem diversa. Ninguém acode à ponte velha de Idanha-a-Velha, mas ela lá vai aguentando, talvez por não muito mais tempo.

Todas as comparações podem ser válidas e assumidas.

Comments:
Como eu compreendo o meu amigo. Congratula-se por ver na terra dos "outros" o património bem protegido e na "sua" nem por isso. è revoltante, no mínimo. Como compreende passo o mesmo "martírio" nas minhas paragens.
Um grande abraço e continue a mostara oq eu não se sabe e deve saber-se.
 
Esta de facto bem bonita e conservada.
Mas e entao, nao sendo "romana" e medieval? ou nem isso?
 
Caro Amigo Al, esta ponte da Meimoa é da época dos Filipes. Há documentação que o comprova. Aliás na zona há uma preocupação em fazer pontes e renovar as antigas exactamente na dinastia filipina, quando a cabeça reinante era a mesma para os dois reinos. No arquivo Nacional espanhol de Simancas há muita coisa sobre o assunto.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?