17 de outubro de 2006

 

Civitas Igaeditanorum: os deuses e os homens

Hoje, depois de ter lido esta tese de mestrado, creio que foi atingido um dos objectivos que me levaram a enveredar pelo caminho dos Blogs. Os Blogs vieram dar voz a muita gente que se encontrava amordaçada, mesmo assim todos os dias se assiste ao ataque velado, aos editores dos Blogs, utilizando as maneiras mais subtis e vergonhosas, e depois vêm dizer que em Portugal existe liberdade de expressão. Existe liberdade de expressão só para bater palmas a quem está na mó de cima, e já nem sequer olho a cores políticas, pois eles, políticos salvo raras excepções são todos iguais, uma merda.

Peço desculpa por este desvairo, originado em experiências pessoais, e volto de novo à realidadade deste meu post de hoje. Já no antigo Idanhense me tinha fartado de pedir a publicação do "corpus" da epigrafia de Idanha-a-Velha. Eu sabia que os trabalhos estavam avançados, mas infelizmente parados há cerca de 20 anos. Para minha surpresa, feliz, certo dia entra em contacto comigo a autora desta tese, no sentido de a ajudar eventualmente naquilo que fosse preciso. Fiquei contente, só não mandei um foguete, pois não sou pirotécnico, nem aspirante. A epigrafia da Egitânia estava a mexer, enfim um objectivo alcançado.

Civitas Igaeditanorum: os deuses e os homens é um exercício de coragem e de saber. Ao longo das 272 inscrições romanas que compõem esta tese fica expressa a riqueza patrimonial desta região e a capacidade da autora em lidar com tanta informação e a sintetizar num curto espaço de tempo. Existem algumas lacunas, poucas, mas ainda não conheci nenhum trabalho perfeito e definitivo. Agora falta a publicação, que acreditamos ser em breve a dar fiança em notícias saídas a lume em jornais regionais.

A Ana merece estas singelas linhas que estou a "botar", não se trata de palavras de circunstância, mas o reconhecimento de um ardúo labor, provado na escrita e não decretado por qualquer meio de autoridade. Ana, muita saúde, e um último pedido, não largues a epigrafia, pois esta está faminta de ti.

Breve ficha bibliográfica

, Ana Castilho Marques de

Civitas Igaeditanorum: os deuses e os homens
/ Ana Castilho Marques de Sá. - Coimbra: Faculdade de Letras: Instituto de Arqueologia, 2005. -190 f. + anexos. -Disertação de Mestrado em Arqueologia, especialização em Arqueologia Regional, sob orientação do Professor Doutor José d'Encarnação, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Comments:
Não conheço a tese mas qualquer trabalho de investigação sobre o concelho é de aplaudir de pé.

um abraço e parabéns à autora...
 
Ora ca esta mais uma pessoa, para nos ajudar a decifrar, o que para muito de nos e indecifravel.
Parabens a autora e parabens ao meu amigo, que nos deu esta informacao.

Um abraco de amizade.
 
Ainda não chegou à Biblioteca Nacional.
 
Mais um post digno de quem ama estas coisas da Arqueologia e do património. O amigo JB é comno diria um amigo pessoal, um clássico. Obrigado pela valiosa informação. Parabéns à Mestre Ana Sá.
 
Joaquim
Quando souberes da publicação agradecia um aviso para aqui.
Vale?!
Um abraço.
 
Boa voz
.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?