21 de setembro de 2006

 

Mosaico romano na Beira Interior

Imagem do semanário O Interior


Segundo notícia do semanário O INTERIOR, apareceu na semana passada no arqueossítio da Coriscada (Meda), um painel policromado de mosaicos romanos datável dos séulos II ou IV DC.
Segundo o arqueólogo António Coixão " o mosaico policromado, com um medalhão central onde surguem os deuses Baco e Mercúrio... é parecido com um mosaico de Conimbriga, apresentando várias cores como o branco, cinzento-escuro e claro, avermelhado e rosa".

Temos de destacar a extrema importância deste achado, tanto pela sua raridade nesta zona do país, assim como pela sua riqueza a nível das cores e da composição. Na região sul da Beira Interior ainda só foram detectados dois locais com mosaicos, mas ambos ao que se sabe pobres. O mais antigo foi detectado na Quinta da Várzea (Idanha-a-Nova) por D. Fernando de Almeida e logo tapado. Ao que parece tinha motivos geométricos brancos e negros (nunca vi qualquer foto do mesmo, nem o local está devidamente identificado); o segundo local foi na villae dos Barros (Oledo, Idanha-a-Nova), fruto da escavação de Rogério Carvalho, também de temática e de fabrico simples. Estes mosaicos foram igualmente soterrados.

Curiosamente na Egitânia nunca apareceu qualquer tipo de mosaico, mas eles existiram, pois nas escavações por vezes aparecem tesselas

Comments:
Bem...de facto uma excelente descoberta. Mais, eu como vou a Meda com alguma frequencia, irei a Coriscada visitar o sítio. Tenho sorte, não tenho?
 
Sortudo do caneco. Estou invejoso.
 
Era bom que se preservassem devidamente estes achados !
Um Bom Fim de Semana.
Abraço.
 
E eu que andei por terras da Meda ha tao pouco tempo, se soubesse iria decerto a Coriscada.

Bem haja Joaquim, sera para a proxima.

Um abraco.
 
cada vez mais a ideia de que essa região era uma deserto não faz sentido nenhum.
 
esta noticia que enriquece o nosso patrimonio da beira alta,
era so pra dizer que uma das figuras que estao neste painel encontrado é baco mas o outro ainda esta na duvida por isso garanto que mercurio não é.....digo isto pois ja escavo naquele sitio há 8 anos
e sei bem quais sao as duvidas que surguer quando aparece alguma coisa,isso foi a primeira coisa que veio a cabeça. Agora deixo no ar a seguinte questao Será mercurio ou ceceres?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?