12 de setembro de 2006

 

Lagar de varas em Idanha-a-Velha

Photobucket - Video and Image Hosting

Mesmo ao lado da Sé encontra-se um lagar de azeite, ainda que não seja muito antigo (não chega a ter 100 anos) está muito bem restaurado e possui caracteristicas de lagares mais antigos. Nas iniciativas de revitalização das aldeias históricas este restauro deve ter sido das melhores acções que foram levadas a efeito. É muito agradável a visita ao mesmo, pena que não possua qualquer material didactico acerca do seu funcionamento. O material didactico que está disponivel é sobre o restauro. O visitante também se admira de este monumento estar de portas abertas e não haja ninguém para explicar ou somente para evitar algum desmando ou vandalismo, que felizmente ainda não aconteceu. Pena que o projecto não fosse acabado. Uma vez mais mais uma obra por acabar. Já era tempo de acabarem algo.
Comments:
Sem duvida interessante esse lagar, como de muito interesse, sao as pertinentes sugestoes apresentadas.

Algo semelhante encontrei o mes passado em Marialva: depois de o IPPAR ter gasto somas enormes na requalificacao das muralhas e colocacao de paineis informativos, deixou-se tudo ao abandono e presentemente ja se assiste a alguns derrubes, o interior das muralhas, ja esta a ficar cheio de vegetacao e detritos e as placas ja nao sao legiveis, nuns casos pela accao do tempo e noutros pelo vandalismo humano!!!

Um abraco amigo,

Ps: Ja se decidiu a participar nas jornadas do Patrimonio, em Fornos de Algodres?
 
que belo trabalho de restauro.
que bela foto.que pena realmente as entidades competentes não terem a sensibilidade necessária ou adquada para os devidos efeitos ou seja para respeitarem o arduu trabalho dos nossos antepassados.
a cada um de nós cabe-nos esse dever.eu faço a minha parte.pode ser visto em:http:/www.miniaturasruisilva.blogspot.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?