4 de setembro de 2006

 

Filatelia arqueológica


Este era um tema muito querido do Marcos Osório do extinto Blog Arqueoblogo, que tantas saudades deixou. Aproveito a ocasião para dedicar este humilde post a esse meu tão Amigo Virtual, que tem andado desaparecido desde há uns tempos a esta parte.

Dia 22 de Junho de 2006 os CTT lançaram uma emissão filatélica dedicada à presença romana em Portugal. Os selos foram desenhados por José Brandão e Paulo Falardo. Da colecção constam 5 selos com motivos da romanização em território português: Mosaico do Hipocampo do Museu Nacional de Arqueologia e proveniente de S. Sebastião do Freixo (Leiria); Mosaico do Oceano de Faro; Templo de Diana (ninguém põe cobro a este mito) de Évora; Pátera da Lameira Larga do Museu Nacional de Arqueologia e proveniente da Aldeia do Bispo, concelho de Penamacor e por fim Herma bifonte do Museu Nacional de Arqueologia.

De notar a boa qualidade e bom gosto na escolha dos motivos e ao mesmo tempo notar com alguma estranheza que o pessoal dos CTT se esqueceram de Conimbriga (ainda bem). De realçar uma peça da minha região, a pátera da Lameira Larga, objecto esse componente de um tesouro descoberto nos principios do século XX na Aldeia do Bispo.

Comments:
Amigo Joaquim

Valha-nos a filatelia para nos relembrar ou dar a conhecer "um cheirinho" daquilo que é nosso.
Mas pelo andar da carruagem, a ver pela diminuição da correspondência através dos correios, (só já recebemos facturas para pagar em envelopes fraquiados mecanicamente)qualquer dia os selos só chegam aos coleccionadores.

Cumprimentos.
 
Caro Joaquim:

Entao o meu amigo tambem ajuda a perpectuar o mito do: "Templo de Diana".
Olhe que quando visitei Evora ja vai para uns dez anos, ja nos folhetos informativos se referiam ao templo do "romano" unicamente.
Desculpe mas nao resisti.

Um abraco serrano.
 
Em tempos idos, já muito idos, fiz um artigo sobre o Tesouro da Lameira Larga para a Revista de Arqueologia (espanhola). Que bom poder ver que faz parte dos nossos selos de Portugal!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?