5 de julho de 2006

 

IHS

Foto do lintél de uma porta da Rua dos Ferreiros em Castelo Branco (Foto de António J. V. T. Bispo)

Em post recente o Amigo Albino Cardoso deu a conhecer uma inscrição de Algodres com os dizeres IHS. Punha também a hipótese de a peça, encontrada na torse de um palheiro, estar relacionada com cristãos-novos. Em tempo comentei no seu Blog, deixando a promessa de que diria algo mais sobre o assunto no meu sítio.
Assim IHS é um antigo monograma em que aparecem a três primeiras letras do nome de Jesus. A forma mais latinizada deste deu, por desenvolvimento I= Iesus; H=Hominum; S=Salvator. Santo Inácio de Loyola adoptou este monograma como emblema dos Jesuítas.
Em epigrafia portuguesa é muito comum aparecer este monograma, que em meu entender, quando aparecido isolado apenas quererá dizer que o imóvel será, eventualmente, pertença da Companhia de Jesus; quando integrado num texto epigráfico mais extenso, quererá revelar a ligação do personagem a esta Companhia.
Embora compreenda a tendência do Amigo Al para trazer este monograma para a área do judaísmo, creio não haver qualquer fundamento para o fazer, até provas em contrário

Comments:
Embora sendo bastante leigo na materia so queria fazer algumas consideracoes; Qual sera o significado pelo qual as palavras e data estarem entre : = colon = shva (vogal do alfabeto judaico?
ao contrario do usual porque razao o I de Iesus estar entre dois pontos (.I.), sendo o . = a vogal Chirik do referido alfabeto, todos os D estao gravados de forma a ver sem nenhuma dificuldade a letra Samech do mesmo alfabeto, sera quem tem algum significado?

Quero tambem notar que a data 1574 esta dentro da epoca de uma grande actividade da inquisicao que como sabemos foi instituida em 1538, sabendo-se tambem que foi em 1557 que terminou o prazo de conversao dos judeus para "cristaos-novos"

Para finalizar nao cre ser interessante o facto dessa casa estar situada na Rua dos Ferreiros. Note-se que pelo facto de aos judeus ser devada a posse de terra, tendiam a dedicar-se ao comercio a medicina e advocacia e bem assim as actividades manuais e artezanais entre as quais: afaiates, carpinteiros, ferreiros, etc, etc.

Alem do explanado que significado tera a palavra :ENTENDA:?

Haveria que investigar se na proximidade dessa casa existem tambem alguns outros vestigios hebraicos.

O que eu quero dizer, nao e que a casa nao tenha sido de um cristao, mas sim que esse cristao, tenha sido antes judeu.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?