4 de julho de 2006

 

Cemitério romano-visigótico(?) da Egitânia





























Quatro fotos ilustram o estado de conservação e de apresentação na necrópole romano-visigoda (?), situada algumas dezenas de metros a norte da aldeia de Idanha-a-Velha e mesmo ao lado da estrada municipal que liga a aldeia à estrada nacional.

Foi este arqueossítio escavado na meada dos anos 50 do século passado por Fernando de Almeida e Octávio da Veiga Ferreira. A sua descoberta foi ocasional. Uma rês afundou uma pata numa sepultura, tendo os ganhões ido ver o que se passava. Avisaram de seguida o Senhor António Marrocos proprietário do terreno que por sua vez alertou os arqueólogos atrás citados. Da campanha de escavações resultou o aparecimento de 37 sepulturas de diferentes tipologias (desde aquelas formadas por tégulas até ao aparecimento de dois túmulos-arca), todas elas sem qualquer espólio de qualquer tipo, daí a insegurança na datação.

Hoje este monumento está neste estado, bem lastimável, mas de dificil compreenção já que na aldeia está uma equipa dedicada às escavações e limpezas do património o ano inteiro. O facto de o terreno ser de um particular penso que não é razão para este cemitério estar neste estado.

Alguém faz algo? IPPAR, IPA, CMIN? então como é?

Bibliografia: Almeida, Fernando de; O. da Veiga Ferreira - Cemitério romano-visigodo de Idanha-a-Velha, Archivo Español de Arqueologia, 31, Madrid, p. 217-222.

Comments:
Lindo cemitério...
pode ser estranho para o comum dos mortais ouvir ou ler tais palavras, porém árqueólogos, historiadores e outros amantes do património é assim que estasiadamente se pronunciam...
Merece ser preservado, merece. Daqui me junto ao apelo do meu amigo Joaquim: então ninguém faz nada? IPA, CMIN, então, como é?
 
Nao havera possibilidade do particular ceder esse terreno a autarquia?
Realmente e lamentavel o abandono!
Queria colocar-lhe uma questao; existem nesse cemiterio algumas sepulturas escavadas na rocha?
 
Caro Al com o proprietário creio não haver qualquer tipo de problema. Efectivamente existem algumas sepulturas escavadas na rocha (xisto). Caro TSFM, bem haja pela solidariedade.
 
escrever ao ipa!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Não vale a pena o selo................
 
lamentável. Parece o País que somos
 
pelo menos, cumpria-se a nossa obrigação.
 
qual é o CNS (Endovelico)?
 
Bota é o CNS 12954
 
mas não consta dos roteiros turísticos oficiais da ra+aziada das idanhas
 
Não seria inédito se o problema se devesse ao estar localizado em terreno privado: direitos adquiridos dá no que dá.

Por outro lado, do IPPAR eu não esperaria grande coisa.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?