29 de junho de 2006

 

Inspector Baptista Martins. Presente....


Acabou de me chegar às mãos uma revista denominada VIVER, propriedade da ADRACES. O grande tema de capa é sobre os velhos da raia. Para grande espanto meu ao chegar à página 6 encaro com alguém de que eu gostava muito e que já partiu deste mundo há alguns anos, o Senhor José Baptista Martins, antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, o melhor a todos os níveis.
Trata-se de uma singela homenagem da ADRACES de quem o homenageado foi fundador (por acaso eu não sabia deste pormenor, e já me tinha interrogado, mais que uma vez, do porquê da sede da ADRACES em Vila Velha de Ródão) sendo o texto da autoria de seu filho José Nuno Martins de quem sou fã. Muito se pode dizer de Baptista Martins e pouco foi dito infelizmente, mas vou reter uma frase de seu filho como demonstrativo do Homem "O meu pai era, de facto, um homem bom, sensível e generoso".
Saudoso deste grande vulto, lanço a ideia de uma homenagem à altura. Caberá à Câmara Municipal de Ródão e à ADRACES a sua concretização prática, por mim toda a disponíbilidade possível.

Comments:
Possa! O que tu foste desencantar!!!
Um dos passeios espectacularse por Fratel foi feito na carrinha Peugeot super grande que ele tinha. A falar do concelho enquanto tentava ensinar a neta(o) a assobiar com as duas mãos na boca.
Deu muito apoio às escavações do Luis e outras coisas como por xemplo a exposição de pré-história e sei lá mais o quê (estadias, materiais, pessoal).
Parecia um autarca do outro mundo !!
 
E realmente foi um autarca que uniu sempre mundos. Todos os mundos. Foi o primeiro autarca do interior a incutir a cultura nas estratégias do desenvolvimento local.Fundou a tele-escola de boa memória. Como autarca foi o pioneiro regional das relações transfronteiriças. Nunca resumiu a cultura a uma mera linha no livro dos recordes...Sabia bem o que é viver e qual o caminho e rumo para o desenvolvimento do seu Interior. Muitas , mas mesmo muitas saudades.
 
Um bocadinho por aqui para uma leitura, sempre agradável.
Um bom fim de semana.
Abraço.
 
Caros conterrâneos
Há tempos que frequento este "sítio" virtual do Rei Wamba.
Gosto do vosso olhar sobre esta terra, os lugares da história, o que há para fazer viver e valorizar.

E hoje deparo-me com a foto do meu Pai!
Não resisto a enviar-vos estas palavras comovidas, juntando-as às vossas.

E que melhor contributo a essa memória especial?
Estarei convosco em iniciativas para o desenvolvimento, sobretudo relacionando património e educação. Querem lançar um desafio aos professores destes lugares, para juntar acções nesse sentido?
 
Telescola ?
Ena pá!
Fui dos primeiros alunos desse sistema.
Agora tenho a dimensão do que este HOMEM fez por mim.
OBRIGADO!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?