21 de junho de 2006

 

Futuro arqueossítio
















Este é um post á maneira do Bota e a ele dedicado.

Há alguns anos houve um grande incêndio entre Idanha-a-Velha e Monsanto da Beira que tudo destruiu na sua frente. Entre os bens atingidos encontra-se esta casa, isolada, já na freguesia de Monsanto. Possuia a casa um pio em cimento para esmagar as uvas e fazer o vinho com um mais pequeno ao lado. Servia também para abrigar alfaias agricolas e pesticidas.

Com o passar do fogo ardeu a porta e o madeiramento do telhado, implicando a queda do mesmo. Hoje passados quase 15 anos sobre o sucedido a arrecadação encontra-se neste estado. O pio pequeno quase não se vê, as telhas do telhado vão estando mais partidas e cobertas de detritos trazidos pelo vento. Só as paredes continuam em pé. Quase que se podia fazer uma escavação e desenhar uma estratigrafia.

Estando assim descrita a situação a partir de que altura se poderá considerar este local um arqueossitio?

Comments:
Bem visto.

Agora podia despejar 30kg de pensos higiénicos usados (devidamente envolvidos em acrílico, de forma a resistirem ao passar dos anos) dentro do pio em cimento e imaginar a cara dos arqueólogos do futuro (sim, porque no futuro vai haver tantos que até vão escavar casebres manhosos no meio do mato)...

Deve ser de partir a cabeça!

Gostava de ouvir as interpretações dos Arqueólogos- Poetas- Astronautas do futuro!!!

Hehe...
 
Parece que o amigo Bota, esta de ferias.

Bom fim de semana,
 
Vril. Não mande bocas encobertas ao Vítor sff.
 
Não seria preciso o acrílio para manter quase intactos os pensos. Eles, por si, já duram bastante tempo a degradar-se. Demoram mais tempo que o belo exemplar de arquitectura tradicional a ir abaixo.
Quanto à pergunta, se não é já arqueossítio, respondo: Se não é, para lá caminha a toda a brida.
Quanto às férias do Bota, respondo: um arqueólogo nunca está de férias ! (posso demorar a responder, mas isso é outra coisa)
 
Caro Joaquim,
Obrigado pela dedicatória!
Um grande abraço, Bota
 
sou do brasil e estou a procura de informaçoes sobre contençs de baixo e contenças de cima gostaria de saber quem foram os seus fundadores e se possivel endereços dessas localidades para contato urgente.agradeço a atençao e mando o meu e-mail para que possam me ajudar. fatima.contenca@oi.com.br
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?