4 de maio de 2006

 

Romarias ou Feiras?

Com o fim de Abril e o principio de Maio, começaram as romarias na raia. Em Idanha a Senhora do Almurtão, a Senhora do Bom Sucesso em Penamacor e a Senhora de Mércoles em Castelo Branco. Eram locais de encontro de fé das pessoas e ao mesmo tempo de divertimento. Longe vão esses tempos. Estas romarias estão transformadas em autenticas feiras onde há de tudo à venda, desde o cabresto até à "banha da cobra". Os fiéis nem sequer podem assistir aos serviços religiosos condignamente, pois a massa de feirantes é tanta que invade literalmente os terreiros defronte das capelas. Para além disso se se escolhe um local mais afastado para ouvir a missa corre-se sempre o risco de nada se poder ouvir, pelo barulho dos mesmos feirantes. Penso que deveriamos reflectir na passagem da Bíblia em que Jesus Cristo destroi e expulsa os mercadores do Templo. Era bem feito, sim senhor.

Comments:
desde quenão se destrua o local de onde foi tirada a foto...
 
Ou entao, as comissoes de festas nao autorizarem a presenca desses feirantes junto do templo, ou manda-los calar aquando das celebracoes.
Conheci uma romaria no meu concelho que antigamente era assim que faziam, na hora da celebracao e da procissao, nao havia negocio para ninguem, mas se calhar agora ja se teram perdido essas recomendaveis medidas.
 
Lá vem o dito, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"... nem sempre para melhor infelizmente!

Outrora Romarias Religiosas, então Feiras Pagãs...
 
agora calam-se as celebrações para fazer dinheiro
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?