2 de maio de 2006

 

Museu Cargaleiro. Pólo de Castelo Branco


Situado em plena cidade medieval, na Rua dos Cavaleiros, o pólo de Castelo Branco do Museu Cargaleiro surpreendeu-me pela positiva. Como primeiro factor de mérito está o facto de se ter restaurado um velho palacete setecentista e acima de tudo ter-se-lhe dado uma função. O grande mal dos nossos monumentos é que depois de restaurados muitas das vezes são deixados ao esquecimento. Foi uma pena que nos anos 70 do século passado tenham destruído a capela do palácio. Penso que existe um filme efectuado pelo inesquecivel Ernesto Pinto Lobo que mostra a destruição da capela. Infelizmente não sei onde o mesmo está.
O interior deste Museu está muito bem restaurado e bem adaptado para a função que lhe é dada hoje. Apreciei com agrado as cerâmicas de mestre Cargaleiro, que não conhecia. Se tivesse dinheiro, investia algum.

Comments:
Também eu, também eu...
 
Já lá fui, pelo menos, umas quatro vezes. Gosto muito da cerâmica, de alguns óleos, da colecção da fase italiana e de passear por ali. É pequenino, mas muito bom. Só ainda não vi o video. Estou a guardar a coisa para outra visita. Tem um espaço exterior que pode ser aproveitado para, por exemplo, concertos e está pessimamente divulgado. Uma jóia escondida...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?