22 de maio de 2006

 

Festa na aldeia


Neste fim de semana viveu a pequena aldeia de Idanha-a-Velha a sua festa anual em honra de Nossa Senhora da Conceição. Tudo correu bem e acorrereram bastantes forasteiros para assistir aos eventos programados.


Procissão a sair da Matriz














S. Sebastião, ou como é aqui chamado o "Mártil Santo" é o santo dos rapazes solteiros. Contam as crónicas que esta imagem foi encontrada nas ruínas da Catedral. Está muito espintelrrada. Seria interessante fazer um restauro












A Senhora da Conceição padroeira de Idanha-a-Velha e de Portugal

Comments:
E «comes» há?
 
A imagem da Senhora da Conceição data de quando? Será da distribuição de 1940? Não há outras imagens, com algum interesse, em termos de arte sacra?
 
Pelo que já li a festa correu bem e, a ver pelas fotos, estava tudo como manda o protocolo.
Só não falou no espectáculo musical.
Os artista contratados cumpriram, fazendo valer os seus pergaminhos?

Cumprimentos.
 
Nao sei se conhece o comentador do primeiro comentario? Parece estar muito interessado em arte sacra! sera so interesse cultural, ou outro?

Realmente esse S. Sebastiao e interessante, mas eu como o meu amigo tambem o gostaria de ver mais "natural".

Ja agora e sabendo que a invocacao de Na. Sa. da Conceicao e relativamente recente, para a antiguidade da igreja na Idanha-a-Velha, sabe o meu amigo quem era o patrono antigo?
 
Caro Al Cardoso estimo muito a sua preocupação em relação ao comentador. A pessoa em questão não a conheço pessoalmente mas sei quem é. Relativamente ao patrono de Idanha-a-Velha anterior à Senhora da Conceição vou revelar-lhe o meu desconhecimento, por ora, porque vou informar-me.
Amigo Aquiles a imagem é do século XVIII, embora sem grandes primores artísticos, existe outra bem mais moderna na sacristia.
Chanesco, a parte artística da festa lá se passou dentro das espectativas que eu tinha. Tudo correu bem aparentemente, a festa ao que me constou estava já paga na totalidade ainda antes de começar, sinal evidente que os festeiros se fartaram de trabalhar. Nomearam como festeiros para 2007 as personagens que não deram esmola para a festa deste ano. Assim me contaram.Artisticamente uma pimbalhada...
 
O intropólogo que diz
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?